Sua empresa possui um profissional que se destaca e que se esforça para fazer sempre o melhor? Cuidado, ele possui característica de quem quer crescer na carreira, e se não for dada uma atenção especial, rapidamente poderá perdê-lo para o mercado. Por isso é fundamental que sua empresa passe a pensar na implantação de uma política de planos de carreira.
“Um bom profissional tem sempre os seus objetivos profissionais bem definidos. Assim, é fundamental que ele tenha perspectivas de aonde pode chegar e quais as regras a atingir. E é isso que um plano de carreira fornece, é uma ferramenta utilizada para que a empresa possibilite o desenvolvimento de pessoas através de estratégias que estabeleçam a melhoria contínua dos processos organizacionais e desenvolvam os colaboradores com capacidade real de assumir atribuições e responsabilidades em níveis crescentes de complexidade”, explica o diretor executivo da Innovia Training & Consulting, Ricardo Barbosa.
Essa iniciativa deve partir das corporações; é uma das melhores técnicas de retenção de funcionários, especialmente para os cargos estratégicos em que o recrutamento e a retenção são sempre difíceis.
Pontos do Plano
Alguns pontos são apontados por Ricardo Barbosa como sendo imprescindíveis para que a política de plano de carreira de uma empresa dê certo, dentre as quais se destacam:
> As regras devem estar bem claras e ter constantes revisões para que não sejam algo engessado. Hoje, com a velocidade das mudanças, o plano tem de ser dinâmico e adaptativo.
> Cabe aos gestores estimular o subordinado a planejar o avanço da carreira, avaliar com realismo os objetivos e necessidades desse desenvolvimento, aconselhá-los na ascensão profissional de acordo com a cultura da empresa e acompanhar a efetiva implementação desse plano de carreira.
> O ideal é incentivar o colaborador a fazer uma avaliação de seus potenciais. Além disso, ter uma avaliação do gestor e solicitar que os seus pares também o avaliem.
> Para a empresa é importante fazer uma análise da cultura, pesquisa de clima organizacional, desenho de cargos, educação continuada e um plano de desenvolvimento operacional, administrativo e gerencial.
> Tome nota de todos os dados que considerar relevantes para montar o plano de carreira, e defina alguns dos tópicos mais importantes. Só depois de ter uma boa base de ideias em rascunho deverá começar a avaliar as informações recolhidas.