O Dia do Estagiário, comemorado no dia18 de agosto, não ficou apenas no calendário. As notícias são boas para aqueles que buscam uma oportunidade aprendizado no mercado de trabalho. E, nesses tempos de distanciamento social, prevalecem os processos de recrutamento, seleção e onboarding 100% digitais.
A Bayer, por exemplo, abriu processo seletivo para o Programa de Estágio 2021 com inscrições previstas até o dia 21 de setembro. São 150 posições disponíveis em diversos estados como Bahia, Pernambuco, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso e Paraná.
O programa institucional oferece bolsa-auxílio de R$ 1.700,00 e prevê duração de até dois anos. As vagas são direcionadas a estudantes brasileiros de diversos cursos das áreas de exatas, humanas e biológicas.
“Buscamos reforçar a atuação de maneira inovadora e empreendedora, estimulando o autodesenvolvimento, colaboração e preparando os jovens profissionais para o futuro”, afirma Patricia Leung, Líder de Relacionamento com Universidades & Onboarding na Bayer no Brasil.
Leia também Empresas ignoram a crise e abrem vagas de estágios
Já a EDP Brasil, empresa que atua em toda a cadeia do setor elétrico, abriu ao todo 55 vagas de estágio nos estados de São Paulo, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Ceará.
Metade das oportunidades será destinada para estudantes negros, o que reforça a afirmação da empresa em formar futuros líderes que serão semeadores da diversidade na companhia.
O programa de Estágio EDP contempla bolsa-auxílio compatível com o mercado, vale-refeição, vale-transporte, horário de trabalho flexível, seguro de vida e assistência médica. O processo seletivo ocorrerá em cinco etapas: inscrição, análise de requisitos, teste online, avaliação e entrevista.
Há, ainda, companhias que apostam todas as fichas no desenvolvimento dos futuros talentos. Caso da BASF, que mantém um programa de estágio contínuo. Ou seja, há oportunidades para diferentes áreas durante o ano todo. Por isso, todas as vagas são para início imediato.
“Somos uma companhia com mais de 150 anos e o estágio para nós é uma oportunidade de troca de aprendizado com a geração que está chegando ao mercado de trabalho. Para o estudante, é uma a oportunidade de estagiar numa companhia que investe em tecnologia, em sustentabilidade e promove um ambiente diverso”, explica Letícia Medice, Gerente de Aquisição de Talentos e Branding da companhia.
E a Ocyan, empresa do setor de óleo e gás, abre mais de 10 vagas para o seu principal programa de relação com os estudantes e as oportunidades são para os universitários atuarem na sede da empresa no Rio de Janeiro e em sua base, em Macaé (RJ). As inscrições podem ser feitas até o dia 04 de setembro.
“É uma grande oportunidade para os jovens que estão começando no mercado de trabalho. Através do programa de estágio, os estudantes conseguem vivenciar um pouco do que as posições exigem, poderão contar com uma estrutura que vai permitir seu desenvolvimento profissional com toda supervisão necessária e ainda fazer uma conexão importante da prática com a teoria. Temos muitos exemplos de executivos que entraram na empresa como estagiários e depois fizeram carreira na companhia”, explica Bruna Fonseca, gerente de Pessoas da Ocyan.
Ela conta ainda que este processo seletivo trará novidades. Com o apoio de uma consultoria especializada em diversidade, a empresa vai avaliar não apenas os conhecimentos técnicos, mas também as habilidades comportamentais, os chamados soft skills, como empatia, flexibilidade, colaboração e comunicação. O tema diversidade também será levado em consideração no processo.
“Vamos priorizar as características, qualidades individuais dos candidatos. Queremos um ambiente mais diverso e inclusivo, baseado no respeito, sem discriminação, e nada melhor do que refletir isso na seleção de novos talentos”, explica Bruna.