Por Allessandra Canuto*
Já parou para pensar os motivos que levam pessoas a pautarem suas vidas no que os outros poderão pensar? Afinal, é possível sermos verdadeiros no contexto social e profissional? Podemos ser realmente autênticos? A resposta é sim! Mas para isso, é necessário planejamento.
Apesar de a elaboração de ações não ser algo naturalmente estimulado em nossa cultura durante o desenvolvimento pessoal de cada um, é importante levá-la em consideração. Se observarmos atentamente os indivíduos ao redor, incluindo nós mesmos, será possível perceber que existem diversos motivos e justificativas para que alguns não obtenham sucesso.
Pensando nisso, qual a importância da autenticidade no dia a dia? Autêntico quer dizer ser aquilo que coincide consigo mesmo: ser o que é. Essa é a definição de acordo com a etimologia, mas o senso de urgência da vida moderna parece nos afastar dessa possibilidade aparentemente tão simples. Com isso em mente, ressalto como é significativo o poder de observação para seguir em frente. Aponto aqui cinco principais motivos pelos quais, na minha opinião, as pessoas não são bem-sucedidas em suas vidas:
- A pessoa não se conhece, ou não entende bem o que faz;
- Não sabe o que quer;
- Compreende o que deseja, mas desconhece como agir e o que precisa ser feito para atingir seu objetivo;
- Tem noção do que quer, sabe como proceder, mas não tem disciplina;
- Entende o que almeja, mas nem sequer reconhece o que a impede de conseguir;
Sem ter noção em qual dos itens acima você se encontra, fica complicado estruturar um plano e realizá-lo. Mas ao identificar e assumir este ponto inicial é mais fácil conquistar seus objetivos. Pois daqui para frente é só trabalhar no decondicionamento das verdades limitantes que você obedece até o momento. Tendo identificado esses problemas, a resposta está em suas mãos e basta querer – e arregaçar as mangas – para mudar totalmente o quadro atual.
*Alessandra Canuto é especialista em gestão estratégica de conflitos e negociação, facilitação e treinamento para potencializar negócios através do desenvolvimento de pessoas. É sócia e palestrante da AlleaoLado, empresa focada em palestras, treinamentos e consultoria.