Saldo do CONARH, em sua quadragésima nona edição, e da mais recente Expo ABRH, anexa ao evento, fecha positivo em conteúdo, visitação e negócios. Organizados pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) de 8 a 10 de agosto, contaram, respectivamente, com 28 painéis, 25 horas de palestras, distribuídos ao longo dos três dias de evento, e quase 200 expositores, que receberam cerca de 36 mil visitantes.
Entre os palestrantes, uma maioria de mulheres dominou, além da forte presença de profissionais negros, transexuais, travestis e de faixas etárias diversas, vindos de Angola, Portugal, Cabo Verde, Moçambique, Bélgica, Estados Unidos, Canadá, Argentina e Venezuela, e brasileiros de todos os estados do país.
Entre os temas, os pilares ESG, da sigla original do inglês Environmental, Social and Governance (Sustentabilidade, Social e Governança), principalmente no que diz respeito a Diversidade e Inclusão, também foram destaque.
Os diversos marcadores
Edu Lyra, Fundador e CEO da rede de ONGs Gerando Falcões, que atua em periferias e favelas de todo o Brasil, formando líderes e promovendo desenvolvimento social, dividiu o palco de palestras com Guilherme Horn, Head do Whatsapp na América Latina na Meta, e Patricia Marino, Presidente do Instituto Humanitas, para falar de oportunidades para marcadores sociais minorizados.
Segundo o executivo, quando se mostra o que é feito pela entidade às empresas, e estas aderem a parcerias, ampliar a inovação é consequência, e a inclusão acontece. Nas favelas assistidas pela ONG, chega a mais de 95% o percentual de pessoas empregadas, com a capacitação oferecida e apoio à empregabilidade e educação de diversas companhias, tais como Arcos Dorados, Banco Sofisa e IBM.
Breno Oliveira, por sua vez, empreendedor surdo e fundador da il Sordo Gelato, expôs o seu case em inclusão e experiência do consumidor. Com lojas em Aracaju (SE) e Salvador (BA), Oliveira conseguiu replicar o seu modelo de atendimento por pessoas surdas, avaliado como de excelência pelos clientes da gelateria.
“O RH é o catalisador da agenda de diversidade”, acredita Pedro Pitella, CHRO da Sanofi Brasil, que dividiu o palco com Hóttmar Loch, co-fundador da Nohs Somos, e Marcelo Zig, filósofo, escritor e ativista AfroPcD. Para o executivo, além disso, o tema é também responsabilidade da liderança, contando com o RH para potencializá-lo na companhia, no que diz respeito a engajamento e conscientização.
Já Zig é um dos idealizadores do projeto Quilombo PcD, coletivo que une a luta antirracista à anticapacitista na jornada por mais diversidade e inclusão em todos os setores. A Nohs Somos, por sua vez surgiu a partir de um coletivo LGBTIQIAPN+, e passou a atuar como consultora e parceira no mapeamento e construção de uma agenda de diversidade e inclusão nas empresas.
Palestras magnas
Atrações internacionais também ganharam os holofotes nesta edição. Dentre as palestras magnas, o best-seller e presidente fundador da consultoria PEAK Solutions, Richard Fagerlin, engajou o público com o painel sobre liderança estratégica, e animou-se com o espírito de liderança dos executivos brasileiros. Já o venezuelano Enrique Rubio, entre os maiores influenciadores mundiais do setor, fundador da Hacking HR, tratou do tema RH de alta performance.
Dan e Valerie Cockerell compartilharam a expertise de seus mais de 40 anos na Disney, participando da sessão de autógrafos do livro Os Segredos da Disney para encantar e fidelizar clientes, que apresenta insights inovadores de liderança, gestão e cultura organizacional.
Ainda na programação de palestras magnas, o futuro do trabalho e os desafios do RH foram discutidos pelo belga Dennis Pennel, executivo da WEC – World Employment Confederation, um dos 100 líderes europeus de pessoas mais influentes pela Staffing Industry Analysts.
Fechando o congresso, o ator, roteirista, dramaturgo e cineasta Miguel Falabella trouxe o tema “Onde estás, felicidade?”, refletindo suas vivências na carreira e transpondo-as para o universo dos profissionais de RH.
Abertura para novos negócios
Em um processo de transformação há mais de 10 anos, acelerado pelos anos pandêmicos, o setor impulsiona o lançamento constante de plataformas, ferramentas e serviços para que o RH deixe de ser transacional e abrace cada vez mais a digitalização e sua função estratégica na gestão efetiva de pessoas, atraindo, desenvolvendo e contribuindo para a retenção de talentos nas empresas.
Nesse cenário, a Expo ABRH tem se tornado cada vez mais um polo de soluções para o segmento, gerando alto volume negócios para HRTechs, empresas de benefícios e consultorias, além de networking de qualidade entre líderes de RH e especialistas.
Pela primeira vez na EXPO ABRH, a Infojobs trouxe sua solução PandaPé, que integra a expertise em recrutamento e seleção da companhia a uma ferramenta tecnológica que acompanha o líder de RH nesse processo, até a gestão dos talentos. Para uma empresa estreante no evento, Ana Paula Prado, CEO da Infojobs, apontou como positiva a prospeção na feira e a oportunidade de relacionamento com o setor, com acesso efetivo a clientes e parceiros.
Já Marcella Ferrarezi, que apresentou sua consultoria 360° em benefícios corporativos para o mercado durante o evento, superou suas expectativas. Preparada para prospectar entre 10% dos visitantes, chegou a atender 30% do público circulante, gerando leads e negócios, além de estreitar o relacionamento com clientes que também participaram do CONARH2023.
Acompanhe a cobertura do CONARH 2023 neste site e nas redes sociais da Plataforma Melhor RH.
___________________________
Um oferecimento de: