#FMRHDI

Começa hoje o 2º Fórum Melhor RH Diversidade e Inclusão

Evento é organizado pelas Plataformas Negócios da Comunicação e Melhor RH


Começa daqui a pouco às 14 h, o 2º Fórum Melhor RH Diversidade e Inclusão, promovido pelo Cecom – Centro de Estudos da Comunicação e as  Plataformas Melhor RH e Negócios da Comunicação. O evento será realizado de forma completamente on-line e transmitido gratuitamente através do YouTube, e termina às 20h. As principais lideranças de Recursos Humanos se unem a especialistas para debater os desafios e oportunidades para ampliar a diversidade na gestão de pessoas: o uso da tecnologia, a flexibilidade de jornada, a mudança de cultura (concreta e não marketeira), a importância do comprometimento das lideranças — e do financeiro, e principalmente os cases e insights inspiradores de quem tem buscado eliminar a diferença e trazer a equidade para a realidade de todos.

Diversidade significa ter um espectro variado de pessoas na empresa de diversos grupos sociais e também  representativo do ponto de vista de participação em nossa sociedade, como gênero, idade, orientação sexual, etnia e Pessoas com Deficiência (PcD). Inclusão significa ter um ambiente propício para que a diversidade possa ocorrer e se desenvolver.

Embora 56% da população brasileira se auto declare preta ou parda e 51% seja composta de mulheres, os corpos diretivos — seja nas empresas ou na política — continuam sendo dominantemente compostos por homens brancos, de faixa etária similar e que pensam da mesma maneira. Isso apenas para fazer um recorte dos problemas que as organizações agora tentam superar.

Segundo pesquisas, a maior diversidade e inclusão (DI) acarreta maior produtividade e mais lucro para as organizações por oxigenar a equipe com experiências de mundos diversos. Estudo recente feito pela PwC Brasil, apontou que 76% das empresas participantes da pesquisa dizem que o tema é um valor ou uma prioridade. Ao fazer isso, elas esperam não apenas impulsionar o engajamento com esses públicos, mas também melhorar seu desempenho financeiro e permitir a inovação. Apesar disso, apenas 5% das organizações estão tendo sucesso nas principais dimensões de um programa de D&I bem-sucedido.

Outra pesquisa apontou um dado preocupante: o relatório Tendências de Gestão de Pessoas 2022, feito pela consultoria global GPTW (Great Place to Work). Em 2019, 24% dos entrevistados afirmaram que as empresas tinham diversidade e inclusão como um aspecto prioritário a ser trabalhado. Em 2020, esse número subiu para 32%, e em 2021 para 37%. Neste ano, a prioridade caiu para 17,9%. Esse resultado, segundo especialistas reflete, principalmente, a ênfase na saúde mental dentro das organizações, em dois anos de pandemia. Apesar da tendência do mercado, apenas 37% das empresas brasileiras têm orçamento direcionado para D&I, segundo pesquisa da consultoria Korn Ferry.

O 2º Fórum Melhor RH Diversidade e Inclusão apresentará cases de sucesso e a opinião de profissionais da área e especialista sobre a promoção de equipes e espaços em que as diferenças e seu reflexo positivo na cultura e nos resultados da empresa são valorizados, além de formas de articulação para melhorar a inclusão e a diversidade nas companhias.

A participação de profissionais de comunicação corporativa é fundamental para a proliferação desse tema nas organizações a ainda fazer o importante papel educativo para as equipes internas conhecer a problemática e estar sensíveis às mudanças de comportamento que precisam acontecer em todos os níveis. Assim, Comunicação e RH se unem num processo de transformação.

Neste primeiro dia, oito painéis colocarão em pauta temas como o papel das lideranças e do gestor de RH; o budget para a área e DI; a porta de entrada da DI com o recrutamento e os estágios envolvidos no processo; o custo reputacional de quem não entendeu o momento; o uso de indicadores e métricas; e canais de comunicação interna para apoiar os projetos, entre outros assuntos.

Estarão presentes representantes de empresas como Accenture, Accor, Arcos Dorados, Atlas Schindler, Deloitte, Diversas Hub, Iguatemi S.A, Itaúsa , Kraft Heinz, Novelis, Nubank, OLX , Planin Comunicação, QSA Assessoria Empresarial, Sanofi, Senac, Signify, The HEINEKEN Company, Top Employers Institute, UnitedHealth Group, Vedacit, Zurich Brasil Seguros.

O encontro contará com uma ação beneficente de arrecadação de recursos em prol da Casa Hope, instituição de apoio biopsicossocial e educacional a crianças e adolescentes de baixa renda com câncer. Também haverá tradução simultânea em libras feita pela empresa SERViir.

Para se inscrever, basta clicar aqui.

Para assistir ao primeiro dia clique aqui

Para assistir ao segundo dia clique aqui

Oferecimento:


Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail