Quando se fala em gestão de pessoas, a expressão da moda é o Employee Experience (EX). Sua empresa já pratica ou, pelo menos, começou a olhar com cuidado para esse tema? Para quem ainda não sabe, o EX é a experiência dos funcionários dentro da companhia, tanto em termos materiais (como benefícios, salário etc.), como conceituais (clima organizacional sustentável e realmente útil).
Gerir pessoas nunca foi uma das tarefas mais simples, mas os desafios de gestão em função do cenário de isolamento social e do home office são ainda maiores. A saúde mental dos colaboradores está afetada e cabe também às empresas um olhar mais empático a isso – ações que cuidem do bem-estar da equipe são sempre bem-vindas e resultam em melhor engajamento, mesmo com todos trabalhando a distância.
Com todas as mudanças causadas pela Covid-19, as percepções e preferências das pessoas agora são diferentes. Surgiu nos colaboradores uma necessidade por boas e satisfatórias experiências no dia a dia de trabalho. Hoje em dia, sua organização pode ter as melhores ferramentas e o melhor planejamento, mas se as pessoas que a compõem não estão bem, seu negócio não será bem sucedido.
Olhando para o contexto do pós-pandemia, quando a vida estiver, gradativamente, voltando ao normal, existem três questões que devem ser seguidas para sua empresa criar um clima organizacional satisfatório, que resulte em boas experiências aos colaboradores e gere valor para a organização:
Aposte em escritórios funcionais
É primordial sempre investir na criação de ambientes alinhados aos objetivos de negócio. Se possível, os espaços devem ser modernos, agradáveis e versáteis, capazes de promover engajamento, integração e constante troca de conhecimento, por meio de espaços comunitários e mesas compartilhadas, para que os profissionais sejam incentivados a trabalhar em equipe.
No ambiente de trabalho, questões como a proximidade é uma forma excelente de fomentar a criatividade das pessoas. Porém, é importante salientar que as corporações ainda precisarão tomar os devidos cuidados sanitários para garantir a segurança de todos.
Utilize dados para proporcionar a melhor experiência aos funcionários
Para entregar uma experiência de real valor agregado às pessoas que utilizam os escritórios, é preciso fazer toda a gestão de uso do local por meio de dados. Com as informações corretas em mãos, os gestores sabem as verdadeiras necessidades dos indivíduos e, com isso, promovem ações para supri-las e sempre atender as expectativas dos colaboradores.
Crie espaços de trabalho dinâmicos na sua utilização
Invista em ambientes flexíveis, que sejam fáceis de serem moldados de acordo com as necessidades dos funcionários. Os escritórios precisam permitir mudanças internas e configurações que viabilizem novas estruturas de trabalho, seja uma nova formatação de time, trabalho mais isolado ou em grupo. Espaços dinâmicos, divertidos e agradáveis fazem com que as pessoas tenham mais contato entre elas, criando, assim, mais empatia com o trabalho e com os demais colegas que compõem a equipe.
De acordo com o Relatório de Cultura Global de 2020 da O.C. Tanner, menos de 2/3 (59%) dos funcionários acreditam que seus líderes os valorizam. Não se sentir valorizado é um dos passos para acontecer o desengajamento e, por consequência, a vontade de procurar outra oportunidade que lhe proporcione mais reconhecimento.
Logo, para aumentar o engajamento e a retenção de talentos, é mandatório fazer com que os colaboradores se sintam valorizados e isso pode ser alcançado pelo design cuidadoso, inteligente e estratégico do espaço de trabalho. Porém, é importante frisar que somente implementar softwares de agendamento não solucionará problema algum, é preciso investir em mais tecnologias para tornar o ambiente realmente satisfatório.
Nova era colaborativa e inovadora
Estamos numa nova era corporativa – mais ágil, flexível, colaborativa e inovadora. E o desafio da vez é os líderes perceberem que o ambiente dos escritórios desempenham um papel crucial no sucesso das companhias, independente do tamanho. A obsoleta ideia de que o espaço de trabalho é apenas uma preocupação com o mobiliário precisa acabar.
As corporações devem reconhecer que os locais físicos de trabalho influenciam, e muito, na experiência dos funcionários, cumprem papéis-chave nas questões de atrair, envolver e reter os melhores talentos e, ainda, refletem no andamento, sucesso e prosperidade dos negócios.