Basta um dia sem WhatsApp para a internet ir à loucura. É uma missão quase impossível encontrar alguém que não utilize o serviços de mensagens instantâneas, que está cada vez mais incorporado no dia a dia das pessoas, inclusive como ferramenta de trabalho. Mas é preciso cuidado na hora de usá-lo no ambiente profissional.
Wanessa Magalhães, professora do curso de Administração da Faculdade Estácio, alerta que há dois problemas quando o assunto é o uso de WhatsApp no ambiente de trabalho: a hora da transmissão das mensagens e o nível de informalidade.
Ela explica que mesmo usado principalmente para envio de mensagens escritas e sendo mais rápido, o aplicativo ainda não tem o mesmo status de documento oficial como o e-mail e não substitui o correio eletrônico nas empresas.
Além disso, salvo exceções extremas, as pessoas devem se preocupar de não incomodar os colegas com assuntos da empresa fora do horário de trabalho. “Se um líder ou funcionário lembra de algo a comunicar, e não é urgente, o ideal é escrever um e-mail. Assim, quando o receptor puder ou quiser olhar sua caixa de email, a mensagem estará lá.”
Segundo a professora, a regra básica para o uso do WhatsApp no ambiente de trabalho é o bom senso, mas lembra que é comum ouvir queixas dos trabalhadores sobre demandas dos seus líderes fora do horário de expediente. “As pessoas acabam resolvendo o que foi solicitado e respondendo pela mesma ferramenta, imediatamente, ainda que estejam fazendo alguma refeição ou no descanso do lar, por puro temor de represálias”, afirma.
O nível de informalidade das mensagens também tem gerado problema no ambiente empresarial porque as pessoas pensam que o fato de não estarem frente à frente, possibilita uma liberdade maior no contato.
Diminutivos e emojis continuam informais e não devem ser usados em relações mais formais, especialmente com pessoas do sexo oposto ou de nível hierárquico diferente. Para saber se a postura no WhatsApp está correta, a professora sugere que a pessoa se imagine transmitindo a informação por telefone, email ou pessoalmente. “Dificilmente alguém piscaria o olho para seu líder ou responderia com o termo ‘obrigadinha’ para o chefe.”