no home office, todo o cuidado é pouco quando o assunto é saúde mental
Saúde

Iniciativas para o bem-estar em home office

Empresas oferecem desde meditação guiada a ambulatórios virtuais para manter o bem-esta físico e mental de seus colaboradores em dia no home office

Lives de meditação guiada, treinos funcionais, yoga, dicas de alimentação e de organização das finanças em tempos de crise, ambulátorio virtual. Não são poucas as iniciativas de empresas voltadas para a saúde de seus colaboradores nesta pandemia. Em especial para quem passou a trabalhar em home office.

Na Locaweb, empresa de digitais Business to Business (B2B), o cuidado com a saúde dos colabores é encarada de maneira integrada, com ações preventivas, sempre buscando o bem-estar alinhado a saúde mental no home office. Nesse sentido, a empresa atua de forma preventiva e contínua com o programa Conexão saúde, que tem como foco a saúde física, emocional e financeira. De acordo com Simony Morais, gerente de gente e gestão da Locaweb, são desenvolvidas ações que ajudam os funcionários a equilibrar o dia a dia do trabalho com a vida pessoal, com menos estresse, mais bem-estar, qualidade de vida, criatividade, produtividade e inovação. “Com o home office, as ações preventivas e o cuidado com os colaboradores são contínuos”, diz. Os exercícios de relaxamento devem ser rotineiros, para aliviar o estresse e prevenir os sintomas das doenças.

Ele reforça que, pelo fato de boa parte do tempo de uma pessoa ser dedicada ao trabalho, no qual passam a maior parte do seu dia, é fundamental que a rotina no isolamento social seja saudável.

Assim, a empresa proporciona para seus 1.450 colaboradores em regime home office meditação e yoga guiadas online, lives internas com dicas de alimentação, treino funcional, organização das finanças, além de happy hour online, promovendo um clima organizacional equilibrado, que integram as áreas a distância e evitam o isolamento das atividades laborais, independentemente, do setor ou função na qual o profissional atua na empresa.

O modelo de home office pode apresentar inúmeros desafios ao profissional, principalmente para quem tem filhos

O cuidado com o bem-estar merece muita atenção, de fato. Dados do Ministério da Saúde estimam que os transtornos psicológicos são a terceira maior causa de afastamento dos colaboradores nas empresas ao solicitarem o auxílio-doença pelo INSS. Entre as doenças contemporâneas desenvolvidas que resultam no estresse no trabalho está a Síndrome de Burnout, cujo os principais sintomas são esgotamento físico e exaustão em atividades laborais que sobrecarregam o colaborador. Outros distúrbios psicológicos são cansaço excessivo, dores de cabeça, alterações de apetite e falta de concentração nas atividades diárias.

Simony Morais, da Locaweb: ajuda para equilibrar o dia a dia de quem está em casa

Facilitar a troca de experiências dos funcionários

E todos esses sintomas podem acontecer mesmo quando o trabalho é realizado de casa. Afinal, o modelo de home office pode apresentar inúmeros desafios ao profissional, principalmente para quem tem filhos, pois isso traz não apenas a necessidade de organizar apenas a rotina profissional, mas também a familiar, conciliar alimentação, exercícios (na medida do possível), cuidar dos pets, entre outras atividades.

E para tornar o dia a dia dos colaboradores mais equilibrado e manter a rotina do escritório, com aquele toque das conversas de corredor, do lado do bebedouro, do café etc., a Olos Tecnologia, empresa de soluções para o relacionamento entre empresas e clientes e contact centers, criou um grupo no WhatsApp. Batizado de Olos One, o grupo é uma espécie de “corredor virtual”, em que todos os colaboradores compartilham suas experiências diárias, dão dicas para estação de trabalho em casa, de alimentação, atividade física entre outros temas. Com isso, todos ajudam a tornar essa jornada mais leve e agradável. Outra iniciativa que partiu do RH da Olos foi de fazer ligações para os colaboradores para entender como está sendo esse período em casa e se necessitam de algum auxílio, entendendo que cada um tem seus desafios.

Além disso, para não perder o espírito de equipe e promover a qualidade de vida com tempo de lazer, a empresa propõe o happy hour musical online as sextas-feiras, pós-expediente, e também segue com a prática das comemorações dos aniversariantes do mês, na última sexta-feira de cada mês, fazendo com que todos interajam e continuem entusiasmados, diante da situação.

Aulas online de ginástica laboral funcional para incentivas atividades físicas com  o resto da família

Cuidados também com a postura no home office

Outra preocupação com os funcionários em home office está relacionada às atividades físicas. E nesse quesito, a Olos promove aulas online de ginástica laboral funcional, que já faziam parte das atividades na companhia antes do isolamento. E a proposta é para que todos possam ter mais uma atividade para fazer em casa e agora compartilhar esse momento com a família.

Esses exercícios contribuem tanto para alongar o corpo quanto para melhorar a postura, um dos problemas recorrentes provindos da forma incorreta de sentar na cadeira, que pode gerar dores nas costas e até problemas na coluna. Por este motivo, a Olos também está disponibilizando cadeiras adequadas para o ambiente de trabalho, para os colaboradores que desejarem ter na sua estação home office.

E, nesse período em casa, em que os gastos com alimentação aumentam, a empresa transformou o benefício de vale-refeição em depósito em conta corrente, para ser utilizado da forma mais conveniente pelo colaborador. A Olos também fez uma parceria com o convênio para que os colaboradores possam ter consultas sem custos adicionais

Veja mais: falar sobre os sentimentos ajuda a manter a saúde emocional em dia

Consultas a distância

Já no Grupo Leforte, que possui três unidades hospitalares nos bairros da Liberdade e do Morumbi, na capital paulista, além de Santo André, na região metropolitana de São Paulo, uma das ações foi o oferecimento de um “ambulatório virtual” para os 3.500 colaboradores, incluindo 500 da área administrativa que deverão trabalhar de suas casas até o final deste ano.

“O objetivo é fazer o cuidado integral da saúde de nossos colaboradores durante o isolamento e evitar deslocamentos, em respeito às medidas instituídas pelas autoridades. O atendimento é feito por um médico de saúde da família, por meio de consultas de telemedicina”, diz Maurício Andreatti, superintendente de gente e gestão do Grupo Leforte.

Durante a consulta, o médico dá orientações para casos de baixa complexidade, medicina preventiva e linhas de cuidado para pacientes com doenças crônicas, como hipertensão e diabetes. Se necessário, há o encaminhamento para outros especialistas, eventualmente de maneira presencial.

O “ambulatório virtual” também conta com um serviço de psicologia para atender os funcionários. “São cerca de 40 horas de atendimentos online por semana. Sempre acompanhamos a questão da saúde mental de nossos colaboradores e a pandemia intensificou esse tipo de atenção”, explica Andreatti.

Ampliar o horário do almoço e os espaços entre as mesas estão entre os cuidados para quem tem de ir para a empresa

Ações para quem tem de ir para a empresa

E para quem não está trabalhando em home office, quais os cuidados que uma empresa pode oferecer? Empresa de soluções de ingredientes para as indústrias de alimentos, bebidas, nutrição animal, farmacêutico, papel, entre outros, a Ingredion tem seguido à risca as orientações das autoridades sanitárias e estabeleceu iniciativas para que as 1.053 pessoas essenciais nas fábricas pudessem trabalhar com tranquilidade, segurança e toda a infraestrutura necessária.

 “Nossa prioridade, neste momento, é a segurança de nossas pessoas. Não podemos nos esquecer, contudo, da responsabilidade com nossas comunidades e da importância de garantirmos o suprimento das cadeias industriais que atendemos. E assim seguimos, sabendo que nosso principal ingrediente sempre será nossas pessoas”, diz Leopoldo Horle, presidente da empresa. Com essa premissa, a companhia adotou as seguintes medidas:

• Os colaboradores são escaneados com medidor de temperatura digital antes de entrar nas fábricas. Se o registro de temperatura for de 37,8ºC depois de dois testes, o colaborador é acompanhado pelo médico do trabalho para receber atendimento médico;

• O horário de almoço foi estendido. Além disso, a companhia adotou embalagem individual de talheres e guardanapos e aumentou a distância entre as cadeiras do refeitório, como orienta a OMS;

• A empresa intensificou a limpeza já de alta qualidade, que agora é realizada três vezes ao dia, bem como aumentou os pontos de álcool em gel;

• Comunicações diárias sobre saúde mental, boas práticas, dicas, cursos e outros temas;

• Oferta de alimentação e vestiário aos caminhoneiros que vão às fábricas, tudo com o máximo de segurança;

• Doação do equivalente a 20 refeições por funcionário ao Banco de Alimentos, totalizando 29.720 refeições, além de realizar doações locais para instituições e hospitais.

“Em tempos difíceis como este, temos de estar ainda mais atentos e olhando para as necessidades de nossas pessoas, comunidades e operações. Por isso, já estamos inclusive trabalhando no plano de retorno dos colaboradores administrativos que hoje estão remotos, que esperamos que possa acontecer em breve e com o máximo de segurança e tranquilidade para eles e seus familiares”, explica André Stolf, vice-presidente de operações América do Sul.

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail