Não são todos que se sentem confortáveis em falar de suas dívidas financeiras. Dentro do ambiente corporativo, então, bem menos. Mas, saiba que começar a falar do assunto, encarando a situação frente a frente, é o primeiro passo para começar um planejamento e colocá-las em dia.
Pouco discutido, mas com uma grande importância nas organizações, a educação financeira é fundamental no papel da gestão estratégica do RH. Talvez não pareça, mas a situação financeira do colaborador pode influenciar positivamente ou negativamente em seu rendimento.
Educação financeira, em sua definição mais clara, é um processo onde o indivíduo faz escolhas conscientes no campo da economia, como investimentos e aplicações, aquisição de bens, parcelamentos de dívidas, entre outros. As orientações e cursos dedicados à educação em finanças influenciam às boas práticas no consumo consciente, falando de modo micro, e na economia do país como um todo, de maneira macro.
Quando falamos da relevância que o tema tem nas organizações é porque as dificuldades financeiras dos funcionários podem trazer prejuízos também para os resultados da empresa, pois um colaborador com problemas financeiros, fora do controle, pode ocasionar doenças como o estresse e depressão, levando-o ao afastamento da empresa e impactando em absenteísmo, perda de produtividade, ausência de engajamento, uso descontrolado do plano de saúde e muitos outros.
Neste sentido, para que a famosa “bola de neve” de dívidas não chegue ao ambiente das organizações, cabe aos profissionais de RH e gestão de pessoas a inserção de ações, em seus diversos planos estratégicos, a questão da educação e orientação financeira dos colaboradores.
A empresa Lab do Valor, empresa que com o objetivo de levar mais assertividade às decisões financeiras tomadas por empresas, elaborou uma videoaula sobre Finanças Simples, que atende também aos RHs.
Ministrado por Jaques Cohen, planejador financeiro CFP ®, participa da curadoria de conteúdo em planejamento financeiro da Associação Planejar. Contribui com artigos e entrevistas para a mídia especializada em veículos como Valor Econômico, Folha de São Paulo e UOL, o curso é dividido em 11 módulos e irá ajudar a desenhar uma imagem completa da sua realidade financeira. Além dos vídeos e do material de apoio, o curso conta com infográficos para aprofundar temas mais específicos: Entradas pra autônomos, Seguros e proteções, Simulador de custos para escolha de veículo, Tesouro Direto e Simulador de aposentadoria e independência financeira.
A Lab do Valor está oferecendo um acesso cortesia à primeira videoaula do curso Finanças Simples. Acesse este link e garanta já a sua.