Estabilidade financeira, busca por salários mais altos e conquistar um emprego melhor. Muitos são os motivos que estimulam as pessoas a buscarem qualificação profissional.
Segundo dados levantados pela Catho Educação, 91% dos pesquisados têm buscado por cursos de graduação no site da instituição. O que reforça a expectativa dos brasileiros para 2019 quando o assunto é profissionalização.
Os cursos de direito, enfermagem, psicologia, administração e fisioterapia foram as formações de maior procura segundo a empresa. Para o gerente da Catho Educação, Fernando Gaiofatto, investir em educação prepara o profissional para os desafios enfrentados durante a carreira, o tornando mais valioso para o mercado de trabalho.
“Fazer a escolha do curso levando em consideração a disponibilidade de vagas daquela profissão no mercado bem com a aptidão do aluno para a carreira escolhida pode economizar tempo e dinheiro no futuro. Investir também na qualidade desse ensino proporciona diversos benefícios para o profissional, principalmente pelo seu reconhecimento no mercado. Vale ressaltar também que os cursos de qualificação podem impactar diretamente no salário de um profissional, de acordo com o cargo hierárquico que ocupar na empresa”, afirma o gestor.
Esta relação entre qualificação e melhores rendimentos certamente é uma das que mais impacta na busca por uma formação profissional. Segundo dados da 57º Pesquisa Salarial da Catho, o curso superior proporciona aumento salarial de 38% em cargos como coordenador ou supervisor. Em cargos de profissionais técnicos, esse aumento representa 12%, enquanto assistententes, auxiliares e operacionais recebem 25% de aumento no salário.
Os cursos de pós-graduação e MBA também foram identificadas como objetivo de qualificação para esse ano, ainda segundo a pesquisa, 9% dos pesquisados tem interesse pela formação. Dentre os cursos mais buscados estão: MBA em secretariado executivo, o MBA em gestão de infraestrutura e facilities, direito aeronáutico, ensino de gastronomia e tomografia computadorizada e ressonância magnética.