São várias as iniciativas de cursos on-line gratuitos, e de curta duração, desde o início do isolamento social. A oferta aumenta todo dia, mas o que chama a atenção é o fato de vários deles serem ministrados em escolas super conceituadas. Em outras palavras, abre-se aí uma oportunidade a ser considerada para líderes ou pessoas da equipe.
A Fundação Getúlio Vargas, FGV, por exemplo, deu catraca livre para 50 cursos — sete deles, na área de Recursos Humanos. Na Universidade de São Paulo, USP, entre os 17 cursos gratuitos, é possível cursar marketing digital, como desenvolver negócios inovadores (startups), gestão de equipes e negócios, e por aí vai. Todos com certificado.
A Saint Paul Escola de Negócios é outro exemplo. Eleita por cinco vezes uma das melhores escolas de negócios do mundo, segundo a Financial Times, a escola está oferecendo em sua plataforma digital LIT um cardápio variado de cursos nas áreas nas áreas de negócios, liderança, digital, finanças, marketing e tech.
A Saint Paul doou R$ 16 milhões em assinaturas durante o período de pandemia em mais de 100 cursos. No caso dela, porém, o acesso gratuito é por 7 dias durante a quarentena.
Para quem preferir aprender ou aperfeiçoar o espanhol, aUniversidade Federal do Vale do São Francisco, Univasp, oferece dois cursos, um básico, e outro, de espanhol para negócios. Para obter o certificado, a universidade exige que se cumpra 70% de aproveitamento.
Sem fronteiras para aprender, literalmente falando. A Harvard University oferece sua excelência em cursos gratuitos (em inglês) sobre temas os mais variados. Vale a pena entrar no portal e explorar as possibilidades. Ao concluir, se quiser o certificado com a chancela de Harvard, é preciso pagar uma taxa na média de US$ 100.