#FMRHFC

Empresas devem adotar uma cultura de acolhimento às mulheres

Sobrecarga de trabalho tem impedido a ascensão das mulheres na carreira

de Redação em 6 de agosto de 2025

No painel “O mundo nas costas – Suporte à sobrecarga feminina como estratégia”, as presenças foram de Fernanda Dabori, CEO da Advice Comunicação Corporativa;  .

Dupla e, às vezes, até tripla jornada, é um fato que acompanha as mulheres no mundo corporativo. Fernanda Dabori, CEO da Advice Comunicação Corporativa, adverte que os números têm sido bem assustadores, como uma pesquisa da Deloitte, que diz que 51% das entrevistadas dizem estar mais estressadas que no ano anterior. A McKinsey também tem outro estudo que mostra que 33% das brasileiras estão com sintomas de burnout e que mulheres na liderança pedem mais demissão por exaustão do que por ambição.

Leandro José Soares, fundador e CEO da Líder com Alma, diz que acredita muito nesse trabalho de fomentar a equidade de gênero dentro das organizações. “Vivemos ainda numa sociedade muito machista, um machismo estrutural, muitas de nossas organizações são masculinizadas e nós, como homens, temos um papel fundamental, principalmente quem atua em situação de liderança, de mudar essa realidade. É um papel social da empresa isso, de resgatar toda essa desigualdade que se consolidou ao longo dos anos”.

Beatriz Imenesvice-presidente da Planin, afirma que ser líder e mulher é um desafio maior. “Temos que ultrapassar desafios que são muito maiores que para os homens. E se estamos num ambiente corporativo sem acolhimento, nossa carreira pode acabar sendo interrompida. Ou não podemos alçar a um cargo de liderança porque temos que priorizar a família. Vejo muitos talentos femininos sendo perdidos porque não conseguem equilibrar esse desafio de ser profissional, mãe e mulher”. Na Planin, uma empresa predominantemente feminina que tem hoje quatro sócias mulheres, Beatriz aprendeu a ter acolhimento e flexibilidade.

Este assunto sobre cultura de acolhimento às mulheres foi debatido no 5º Fórum Melhor RH Felicidade Corporativa, uma iniciativa das Plataformas Melhor RH e Negócios da Comunicação, com apoio do Cecom – Centro de Estudos da Comunicação, realizado nos dias 4 e 5 de agosto.

Oferecimento:

Assista aos painéis do primeiro dia, clicando aqui.

Assista aos painéis do segundo dia, clicando aqui.

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail