Pesquisa

Escassez de talentos: empresas enfrentam dificuldades para encontrar profissionais qualificados

Setores como Energia e Serviços de Utilidade Pública, Saúde e Ciências da Vida são os mais impactados, diz estudo do MannpowerGroup

de Redação em 14 de março de 2024
Drazen Zigic, Via Freepik.com

Um recente relatório divulgado pelo ManpowerGroup revelou que a escassez de talentos persiste em 80% no Brasil, um número acima da média global de 75%. Líder em soluções de força de trabalho, a ManpowerGroup apontou que países como Japão (85%), Alemanha (82%), Grécia (82%) e Israel (82%) estão entre os que enfrentam os maiores índices de escassez.

Setores como Energia e Serviços de Utilidade Pública (90%), Saúde e Ciências da Vida (87%), Bens de Consumo e Serviços (83%), Indústria e Materiais (80%) e Transporte, Logística e Automotivo (80%) estão entre os mais impactados no Brasil.

Para lidar com essa escassez, empregadores em nível global estão planejando estratégias como oferecer mais flexibilidade de horário (33%), flexibilidade quanto ao local de trabalho (32%), aumentos salariais (30%) e a busca por novos talentos (28%). Ademais, 19% estão diminuindo as exigências de qualificação e 18% planejam contratar profissionais de outros países.

Wilma Dal Col, diretora de Gestão Estratégica de Pessoas no ManpowerGroup Brasil, destaca a importância de investir em aprendizagem contínua como parte das medidas para enfrentar a escassez. Ela ressalta a necessidade de as empresas serem estratégicas na atração, retenção e desenvolvimento interno dos talentos em meio a essa conjuntura desafiadora.

As habilidades interpessoais, conhecidas como soft skills, emergem como vitais na busca por talentos ideais. Responsabilidade, colaboração, raciocínio, aprendizagem ativa, resiliência e adaptabilidade são algumas das competências mais difíceis de encontrar, segundo os empregadores. Já em termos de habilidades técnicas, áreas como TI e dados, engenharia, operações e logística, marketing e vendas, e atendimento ao cliente destacam-se nesse contexto.

A Pesquisa de Escassez de Talentos 2024, que embasou essas constatações, foi realizada por meio de entrevistas com mais de 40 mil empregadores em 41 países e territórios, contando com 1.050 entrevistas no Brasil.

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail