Tecnologia

Escritório virtual para quebrar a monotonia da videoconferência

Uma tecnologia para aproximar pessoas que estão longe fisicamente, mas podem interagir e cocriar em tempo real

A rotina causada pelo recomendado isolamento social surgiu de forma abrupta e trouxe com ela muitas consequências. O ritmo de trabalho se misturou com as atividades do lar, os momentos de lazer e as questões educacionais.

Neste contexto, outra preocupação atingiu os empresários de atividades que requerem contato e criatividade: como as relações corporativas iriam se desenvolver com o passar do tempo? Não se pode esquecer que grandes ideias, normalmente, surgem dos momentos mais inusitados do dia a dia, da troca de insights momentâneos e até uma simples e despretensiosa conversa, que não consegue ser substituída por uma ligação de vídeo.

O isolamento social tem trazido muitos aprendizados para todos. Os líderes das empresas já puderam entender melhor os efeitos dessa nova rotina e há companhias que planejam estender o home office até 2021, ou se for de desejo do funcionário, manter o home office permanente.

A questão é manter o interesse da equipe em participar de reuniões e outros eventos em pequenas telas, ou em telas divididas e estáticas. Depois de mais de 100 dias, a motivação que antes era movida a novidade, tende a cair. Se é que ainda não começou a cair.

>> Saiba mais: Um aplicativo só para lives

Para atender ao desafio imposto, a agência F/Malta acaba de inaugurar seu novo escritório virtual: a Malters V-Place. O espaço transforma a frase “Estamos todos (virtualmente) juntos” em uma realidade e com o maior calor humano que isso poderia significar.

A plataforma utiliza o conceito de gamificação para proporcionar a interação entre as pessoas, e é uma iniciativa pioneira entre as agências de live marketing.

O real ganha lugar no virtual. Ao invés de se conectar em uma reunião por videoconferência, por exemplo, o colaborador caminha até a sala dentro do escritório virtual e fala com o profissional diretamente.

O escritório virtual é totalmente personalizável e rompe a impessoalidade dos aplicativos de mensagem instantânea. Ao se conectar, a pessoa está disponível na plataforma para trocar ideias e desenvolver projetos. Tudo ao mesmo tempo.

“Está claro para todos que o home office veio para mudar a percepção das grandes corporações sobre o trabalho a distância, mas também é nítido que ele requer um olhar e atenção muito grande, afinal os colaboradores não podem simplesmente deixar de interagir entre si. Isso geraria um grande isolamento corporativo. Foi com este olhar que entendemos que algo precisava ser feito e que as pessoas jamais podem perder essa interação natural umas com as outras”, avalia Marcelo Spencer, COO da F/Malta.

“O mundo não será mais o mesmo e todos sabemos disso, e a tecnologia deve ser utilizada a favor do ser humano. Basta abrirmos a cabeça e olharmos para as soluções. Essa é a nossa proposta para este novo momento. Let’s play!”, reforça Felipe Malta, CEO da empresa.

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail