Tome nota e cuidado na hora de emitir qualquer comunicado: atenção às questões sociais e geopolíticas, às pautas ESG, à conscientização sobre saúde mental e bem-estar, à importância da inclusão de gênero e à representatividade PCD. Some à lista também o storytelling corporativo, as ações para construir reputação, as políticas de compliance, as campanhas sazonais e as demandas individuais de colaboradores que também requerem atenção – sem falar da integração com a Inteligência Artificial e a gestão do clash de gerações. Faltam literalmente palavras para dar conta da agenda da área de Comunicação Interna.
Não é por acaso que os líderes de Comunicação passaram a ser reconhecidos como estratégicos dentro dos conselhos das grandes empresas: um crescimento de 35% para 50% entre 2021 e 2023, segundo dados do relatório The Future of Communications, publicado em setembro pela Edelman. A área de CI agora passa cada vez mais a operar no nível de criação de valor, mitigação de riscos e, principalmente, de retenção e engajamento. Este último, um dos principais desafios na era pós-pandêmica. Segundo pesquisa da Robert Half, com informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o índice de turnover no Brasil aumentou 55%.
Mas, com tanto para falar e posicionar, as lideranças já conseguiram decifrar o segredo de como fazer com que sua mensagem seja efetiva? Nesta edição do “Fórum Melhor RH Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores – Você sabe com quem está falando?” as principais mentes de Comunicação e RH compartilham seus insights frente aos desafios do setor: como promover um diálogo ativo e produtivo, os desafios de conduzir mudanças e conversas difíceis, a prioridade nas agendas de diversidade, inclusão e ESG, a importância da construção de lideranças comunicadoras, a integração de dados e os ganhos com IA e o aprendizado contínuo de entender de quem é o seu ouvinte.
PROGRAMAÇÃO – DIA 29 DE ABRIL:
14h13 – 14h53 | PAINEL 1 | Uma dupla de milhões
Os benefícios da união entre comunicação e IA
Como a Inteligência Artificial pode otimizar a comunicação interna? Líderes de RH e especialistas exploram, no painel a seguir, o uso da IA para automatizar processos, personalizar conteúdos, analisar dados, implementar chatbots e assistentes virtuais, e melhorar a experiência dos colaboradores e das lideranças.
- Hugo Godinho, CEO da Dialog
- Leonardo Bertoldo Wollinger, Diretor de Criação da Clima Comunicação
- Igor Gavazzi Vazzoler, CEO da Progic
14h56 – 15h36 | PAINEL 2 | Você sabe com quem está falando?
Comunicação e influência no centro da estratégia
A Comunicação Interna é fundamental para engajar e alinhar a equipe, exigindo cuidado na escolha das palavras e uma descentralização ainda mais cuidadosa. Este painel aborda esse processo do ponto de vista de líderes de RH e especialistas, que discutirão o mapeamento do público interno, a priorização de temas e a transparência organizacional, além da criação de valor através da comunicação.
- Thiago Massari, Líder de Comunicação Integrada da Bayer Brasil
- Flávia Caldeira, Diretora-Geral da LLYC
- Angélica Consiglio, CEO da Planin
15h39 – 16h19 | PAINEL 3 | Quando a cultura ganha voz
A hora de elevar a voz e a influência dos colaboradores
Como fortalecer a cultura organizacional através de colaboradores influentes? Líderes de RH e especialistas debatem a criação de espaços para criadores de conteúdo na comunicação interna, a mensuração de impacto desse protagonismo, como estabelecer uma escuta ativa dos influenciadores, além da integração externa e sintonia entre equipe e marca da empresa.
- Igor Gavazzi Vazzoler, CEO da Progic
- Cleide Cavalcante, Gerente de Comunicação Corporativa da Progic
- Malu Weber, Vice-Presidente de Comunicação da Bayer Brasil
16h22 – 17h02 | PAINEL 4 | De volta ao básico
Muito zelo, pouca ação: porque a comunicação ficou tão difícil?
As dificuldades na comunicação surgem com discursos genéricos e falta de ação, que revelam uma paralisia por excesso de cuidado ou elaboração. Neste painel, líderes e especialistas falam sobre promover uma cultura de comunicação aberta para evitar esse problema, de modo que seja inclusiva e eficaz, e supere barreiras linguísticas e culturais, transformando palavras em ações concretas.
- Claudia Cezaro Zanuso, Sócia Diretora da Duecom Comunicação
- Cássia Monteiro, Gerente de Comunicação Interna e D&I para a América do Sul
- Juliana de Araújo Xavier, Coordenadora de Comunicação Corporativa e Imprensa do Banco Mercantil
17h05 – 17h45 | PAINEL 5 | Triagem de relevância
Como dosar a comunicação na era da infotoxicação
Como evitar a sobrecarga de informações na comunicação interna? No presente painel, líderes de RH e especialistas discutem maneiras de promover práticas de gerenciamento, desenvolver comunicações equilibradas e relevantes, treinar equipes para identificar informações importantes e escolher os canais adequados de comunicação.
- Elizeo Karkoski, Sócio-Diretor da P3K
- Luciane Reis, Head de Comunicação para América Latina da Nutrien
- Marcelo Cosentino, Gerente de Comunicacação Interna e Externa da Toyota do Brasil
17h48 – 18h28 | PAINEL 6 | Cultura na prática
Como trilhar conversas delicadas no ajuste de conduta
A importância de comunicar de forma clara e empática em situações delicadas. Líderes de RH e especialistas compartilham, no painel a seguir, as estratégias para planejar conversas difíceis, lidar com resistências, tratar ajustes de conduta com adequação e garantir transparência e confiança no ambiente de trabalho.
- Anne Tsumori Maezuka, Gerente de Comunicação do Grupo Marista
- Elcio Trajano Junior, CHRO – Diretor de RH, Sustentabilidade e Comunicação da Eldorado Brasil Celulose
- Márcio Cavalieri, Sócio e CO-CEO do Grupo RPMA
18h31 – 19h11 | PAINEL 7 | O preço da confiança
O cuidado com o risco reputacional começa dentro de casa
Como evitar riscos reputacionais por meio de comunicações internas eficazes? Líderes de RH e especialistas compartilham, no painel em questão, suas estratégias e insights para fortalecer a equipe na prevenção de riscos, gestão preventiva, integração com áreas como jurídico e RP, e identificação de problemas antes que afetem a reputação da empresa.
- Andreia Figueira de Mello Silva, Coordenadora de Comunicação Interna & Cultura da Nauterra
- Nêmora Müller Reche, Diretora de Comunicação Corporativa América Latina e Brasil da Syngenta Proteção de Cultivos
- Leila Gasparindo, CEO da Trama Comunicação
18h14 – 19h54 | PAINEL 8 | Play no debate
O diferencial de comunicar por vídeos
Qual o potencial dos vídeos na Comunicação Interna? Líderes de RH e especialistas discutem, no painel a seguir, os benefícios de utilizar vídeos para fortalecer a cultura organizacional, humanizar a comunicação, alcançar públicos diversos, integrar tecnologias e superar desafios na produção de conteúdos e de resultados para o negócio.
- Vitor Miranda de Almeida, CEO da Invitro Global
- Suzie Clavery, CHRO – Chief Human Resources Officer LATAM na TotalPass
- Carine Eifler, Analista de Endomarketing da Atlas Eletrodomésticos
PROGRAMAÇÃO – DIA 30 DE ABRIL:
14h13 – 14h53 | PAINEL 1 | Além do blablablá
Como conectar o propósito com a prática
A CI é aliada das empresas ao implementar os propósitos com as ações da rotina. Essa conexão envolve alinhar as metas e objetivos individuais dos colaboradores com a missão e valores da organização. E como fazê-lo? A seguir, líderes de RH e especialistas debatem estratégias para motivar a equipe, promover a autonomia, criatividade e reforçar continuamente o propósito da organização.
- Paola Klee, CEO da YC – Your Career Future
- Filipe Xavier, Diretor de Comunicação & Branding para América Latina da GE Healthcare
- Adriana Wailemann Maia, Diretora de Comunicação do Grupo IOB
14h56 – 15h36 | PAINEL 2 | Agenda de comunicação do amanhã
A integração de pautas e metas ESG na rotina do time
A integração de pautas ESG na Comunicação Interna (CI) é o que define a importância desta agenda na estratégia da companhia. Neste painel, líderes compartilham insights sobre o ESG, papel da CI na compreensão e engajamento dos posicionamentos sobre o tema, ações diferenciadas, liderança como multiplicadora e práticas de reconhecimento para promover uma cultura responsável.
- Carolina Prado, Diretora de comunicação da Intel para a América Latina
- Fabiano Rangel, Executivo de Desenvolvimento Organizacional e Institucional
16h22 – 17h02 | PAINEL 3 | Qual história você está contando?
Narrativas oficiais para engajar quem realmente importa
Como construir narrativas que engajem os colaboradores? Líderes de RH e especialistas discutem, a seguir, a importância de estabelecer pilares culturais, criar fluidez entre marketing e endomarketing, treinar lideranças para propagar discursos autênticos e garantir que as equipes se identifiquem com a marca.
- Carolina Paiva, Gerente Executiva de Comunicação Interna e Engajamento da TIM Brasil
- Mariana Augusto, Gerente Sênior de Comunicação Corporativa – Brasil da Arcos Dorados
- Tânia Moura, Gerente de Comunicação do CIEE – Centro de Integração Empresa-Escola
17h05 – 17h45 | PAINEL 4 | A arte do feedback
Como direcionar e motivar de forma estratégica
A importância do feedback estruturado e eficaz para o sucesso e satisfação da equipe é conhecimento consolidado no universo organizacional – é a única constante em um mundo corporativo em transformação. Neste painel, líderes debatem sobre direcionamento, alinhamento cultural, implementação do feedback 360⁰, metodologias assertivas e a importância de treinar equipes para receber e dar feedback de forma eficaz.
- Renato Acciarto, Relações Institucionais e Especialista em Comunicação Corporativa, Interna e Digital
- Regina Moura, Diretora de Comunicação Corporativa, Digital e Eventos da Roche
- Paola Klee, CEO da YC – Your Career Future
17h48 – 18h28 | PAINEL 5 | Be-a-bá da CI
Roteiro prático para implementar o essencial
Como estabelecer boas práticas de CI com foco no que é essencial para os novos tempos? A seguir, líderes de RH e especialistas discutem diagnóstico de cenários, seleção de canais, métricas de desempenho, desenvolvimento de conteúdo relevante, engajamento do público interno e apresentação dos benefícios da CI para lideranças.
- Guilherme Almeida, Gerente de Comunicação Corporativa Senior da Edenred
- Lucas Moura, Gerente de Comunicação e Responsabilidade Corporativa da Construtora Tenda
- Caio Ferracina, Coordenador Sênior de Comunicação Interna e Endomarketing da LATAM Airlines
18h31 – 19h11 | PAINEL 6 | Comunicando a mudança
CI para apoiar e consolidar transições organizacionais
Como a Comunicação Interna pode facilitar mudanças organizacionais? Líderes de RH e especialistas analisam o papel da CI em aquisições, fusões, mudanças culturais, suporte aos líderes na comunicação, engajamento das equipes e avaliações de clima para ajustes eficazes.
- Juliana Annunciato, Gerente de Endomarketing, Comunicação e Employer Branding
- José Luís Ovando, Sócio-Diretor de Estratégia da Supera Comunicação
- Fábio Gomes França, Líder de Comunicação Interna do TCU
18h14 – 19h54 | PAINEL 7 | Discurso de valor
O desafio de fortalecer lideranças comunicadoras
Líderes e especialistas discutem o desenvolvimento de habilidades de comunicação, empatia, diálogo aberto, identificação de skills na contratação, treinamentos de reciclagem e o impacto do crescimento da Comunicação nos boards administrativos.Tudo para contar com uma liderança inspiradora e assertiva na transmissão das mensagens da companhia.
- Adevani Rotter, Diretora-Presidente da Ação Integrada
- Rafael Oliveira, Gerente de Comunicação e Marketing da Unimed-Rio