De acordo com estudo realizado em 2013, pela consultoria PageGroup, apenas 9% dos executivos possuem fluência no espanhol. A pesquisa revela que em São Paulo está concentrado o maior percentual de profissionais fluentes, 12%, seguido pelas regiões norte e nordeste (11,7%). Já o Rio de Janeiro e o sul do país contam com 8,2% e Minas Gerais, com 5% de fluência no idioma.
Essa informação mostra o déficit na fluência do idioma e a necessidade de incorporar a língua espanhola no dia a dia profissional e pessoal. Para isso o Prof. Elvio Peralta, diretor superintendente da Fundação Fisk, detentora da rede de idiomas PBF, listou algumas dicas básicas.
Vivência – Para aprimorar o aprendizado e alcançar um nível de fluência é importante trazer para o dia a dia a cultura hispânica. Mas como fazer isso? A leitura de notícias, livros e revistas em espanhol, bem como o hábito de ouvir músicas de origem latina podem facilitar o convívio diário com o vocabulário, principalmente dos executivos que estão sempre com a agenda cheia e não têm muito tempo de estudar com tanta disciplina;
Aplicativos bilíngues – Hoje, há uma variedade de aplicativos para smartphones que auxiliam no aprendizado. A qualquer hora do dia e lugar, o profissional pode consultá-los para conhecer o vocabulário e algumas regras em espanhol do mundo corporativo.
Teleconferência – Os meios de comunicação são grandes aliados e estão ao alcance de qualquer executivo. Com um clique é possível iniciar uma teleconferência em espanhol de qualquer lugar do mundo. O executivo deve aproveitar as constantes reuniões de call para aprimorar e escuchar” e “empezar a hablar”.
Viagens de negócios – Viajar para o exterior, além de ser bom, traz benefícios inigualáveis para o profissional, como todos já sabem. Mesmo as de reuniões de negócios, que muitas vezes são rápidas e cansativas. O profissional que tiver a oportunidade de viajar para países de língua latina deve aproveitar cada segundo e oportunidade para praticar em todos os lugares que passar, seja no táxi, no aeroporto, dentro do avião, na recepção, no hotel, no restaurante. Quanto mais exercitar mais seguro irá se sentir para aprimorar a língua.