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Falta de criatividade e inovação na equipe? Veja dicas para empresas que desejam inovar

Desenvolvimento da criatividade não se resume a realizar sessões ocasionais de brainstorming, é necessário um compromisso contínuo, diz especialista

de João Roncati em 17 de abril de 2024
Rawpixel.com, via Freepik

A criatividade e a inovação são elementos fundamentais para o sucesso de qualquer organização. De acordo com um estudo da Harvard Business School, empresas que promovem culturas mais criativas têm uma probabilidade cinco vezes maior de liderar em seus setores. Além disso, o World Economic Forum destaca a criatividade como uma das habilidades mais cruciais para o futuro do trabalho.

Por outro lado, a falta dessas habilidades pode acarretar consequências adversas para as empresas. Desde a redução na recomendação dos consumidores até a diminuição da probabilidade de recompra e a dificuldade em lançar com sucesso novos produtos, a ausência de criatividade e inovação podem comprometer seriamente o desempenho e a competitividade organizacional.

Diante desse panorama desafiador, surge a questão fundamental: como agir quando uma organização percebe a necessidade de desenvolver mais criatividade e inovação em sua equipe? A resposta não está em esperar por momentos de inspiração espontânea ou confiar exclusivamente na boa vontade dos colaboradores. A criatividade é uma habilidade que pode – e deve – ser cultivada de maneira sistemática e organizada.

A definição de People Strategy para inovação é  “criatividade organizada e alinhada com a Estratégia que produz resultados concretos e diferenciadores”, ressalta a importância de uma abordagem estruturada para estimular a criatividade. Isso significa que a criatividade não é um fenômeno aleatório, mas sim um processo que pode ser direcionado e incentivado. Portanto, sua equipe precisa se desenvolver para ter respostas mais inovadoras, sendo necessário se organizar e planejar.

E uma estratégia eficaz para fomentar a criatividade e a inovação é a adoção de metodologias comprovadas, como o Design Thinking. Essa abordagem, reconhecida por sua simplicidade e eficácia, oferece às equipes a oportunidade de explorar novas perspectivas, compartilhar experiências e colaborar na geração de soluções inovadoras.

Ao reservar tempo e recursos para focar no desenvolvimento de soluções criativas e inovadoras, as organizações podem explorar o potencial criativo de seus colaboradores, direcionando-o para a resolução de problemas, otimização de processos e criação de produtos e serviços diferenciados.

No entanto, é importante ressaltar que o desenvolvimento da criatividade não se resume a realizar sessões ocasionais de brainstorming, é necessário um compromisso contínuo e estruturado com o desenvolvimento do capital humano. Isso inclui identificar e envolver os colaboradores mais propensos a contribuir com ideias inovadoras, oferecer treinamentos e workshops sobre criatividade e cultivar uma cultura organizacional que valorize a experimentação e o pensamento fora da caixa.

Além disso, o desenvolvimento da criatividade demanda investimento, não apenas em termos de tempo e recursos humanos, mas também financeiros. As empresas devem estar dispostas a alocar os recursos necessários para apoiar iniciativas de inovação e garantir a efetiva implementação das ideias geradas.

Por fim e muito importante: buscar soluções inovadoras não deve significar realizar “breakthrouths” . Grande parte das inovações é e deve ser, voltada para aperfeiçoamento de práticas atuais, que tragam resultados diferenciadores – seja em eficiência/produtividade seja em receita. Este é um mito que deve ser derrubado.

Para as organizações em busca de uma cultura de criatividade e inovação, a mensagem é clara: não basta esperar por momentos de inspiração. Impulsionar a criatividade e a inovação requer um planejamento cuidadoso e um compromisso contínuo. 

Por meio dessas estratégias, é possível ajudar as equipes a desenvolver soluções mais criativas e inovadoras, aumentando assim a eficiência e a satisfação dos clientes. Afinal, a criatividade é um recurso humano valioso que, quando organizado e direcionado corretamente, pode gerar resultados tangíveis e duradouros.

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João Roncati

Diretor da People + Strategy