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Ganhadores do Prêmio Melhor RH Sudeste traçam perfil do profissional de excelência no setor

Conexão com o negócio, o mercado e formação de lideranças estão entre as habilidades requeridas para atuar com êxito na gestão de pessoas

de Redação em 14 de outubro de 2022
profissionais de excelência Freepik.com

Reconhecidos por seus pares no seleto ecossistema de recursos humanos, 43 líderes de RH do Sudeste brasileiro foram agraciados em setembro com o Prêmio Melhor RH Sudeste, promovido pela Plataforma Melhor RH. Em um cenário pós-pandêmico de incertezas, novos modelos de trabalho, digitalização acelerada e necessidade de cuidado constante com os colaboradores, os ganhadores traçam o perfil do profissional de excelência, apto a lidar com o contexto que se apresenta e provocar as transformações necessárias e o constante desenvolvimento de suas equipes.

Olho no colaborador

Para Soraya Bahde, People & Transformation Director da Alelo, o segredo é o foco no colaborador, alinhado à consciência social das companhias, o que torna profissionais e empresas referências para as próximas gerações. “A exemplo de como trabalhamos na Alelo, os profissionais de RH precisam ter um olhar muito centrado nas pessoas, suas necessidades e expectativas, além da contribuição social que uma empresa consciente traz com sua atuação”, afirma a executiva.

Sob esses aspectos, “acredito que um profissional de RH de excelência cria experiências que geram crescimento pessoal e profissional, bem-estar e propósito para os integrantes da organização, apoiando para que ela entregue resultados sustentáveis e deixe um legado”, diz Soraya.

Já Carlos Toledo, diretor Executivo de Pessoas e Cultura da Seguradora Zurich, entende que os profissionais de RH ganharam importância estratégica dentro das empresas. “Eles são fundamentais para a construção de equipes de alta performance e alinhadas à cultura da organização”, ressalta.

Unir estratégia e o perfil correto se torna, nesse sentido, para Toledo, um diferencial: “Compreender as demandas dos colaboradores a fundo e alinhá-las à estratégia da empresa, promovendo o crescimento mútuo, é com certeza, um talento que faz um profissional da RH de excelência”.

Mari Stela Ribeiro, gerente de Experiência de RH para Américas e de Serviços de RH para América do Sul na Schneider Eletric, defende que “um RH de excelência é aquele que se preocupa com a experiência dos funcionários em cada um dos seus processos, independentemente de qual seja”.

Segundo a executiva, “quando olhamos desta forma, conseguimos enxergar a necessidade humana dos funcionários, o que nos permite facilitar os processos, reduzindo suas complexidades, permitindo a rápida solução ao colaborador, permitindo que ele se foque em suas entregas diárias no business“.

Alinhamento ao negócio

“Acredito bastante que o profissional contemporâneo que trabalha a agenda de Pessoas tem de viver intensamente toda a organização, transitando com fluidez nas mais diversas áreas, aprendendo o negócio e compreendendo de maneira holística o que compõe o dia-a-dia de seus colaboradores”, entende, por sua vez, Ricardo Burgos vice-presidente de Capital Humano da UnitedHealth Group Brasil. “Deve ainda trabalhar fortemente a conexão de propósito entre a Empresa e suas Pessoas, focando na transformação positiva do ambiente de trabalho, na humanização desta relação e consequentemente, gerando maior e mútuo valor”.

Sheila Ceglio, diretora de Recursos Humanos da Pfizer, partilha da mesma opinião. “Um profissional de RH de excelência tem que ser parte do negócio, estar conectado e aberto a ouvir várias perspectivas internas e externas para liderar o diálogo e conectá-las às estratégias da organização”, entende a executiva.

Lideranças trazendo o melhor à tona

Érica Baldini, Human Resources Sr. Director da Whirlpool, destaca que a peça fundamental de qualquer organização são as pessoas, e cuidar delas é uma tarefa complexa. “Mas ao mesmo tempo gratificante”, reconhece. Permitir que essas pessoas possam exercer o que são de melhor em suas funções seria, para Érica, um dos trunfos do profissional de RH de excelência. Sempre com atenção à diversidade e à inclusão.

“Na Whirlpool, por exemplo, adotamos um Modelo de Liderança com a intenção de apoiar gestores e colaboradores, para desenvolver nossos talentos. Acreditamos que todo colaborador é um líder”, conta a executiva. “Não importa onde você trabalhe na Companhia ou qual a sua função, se estamos liderando a nós mesmos ou liderando um time, se estamos liderando projetos ou processos. Construir e desenvolver habilidades de liderança permite que cada um explore o que há de melhor em si.”

Motivar líderes, promovendo engajamento e trato humanizado são diferenciais do profissional de RH para Fernando Medeiros, Vice-Presidente Sênior de Talento e Cultura da Accor. Ele define o executivo de excelência como alguém que é  “um especialista em cultura e em orquestrar a adesão de lideranças à sua agenda, construindo líderes com perfil humano e engajador”.

Além disso, deve “ter experiência nos principais macroprocessos de RH, conhecer profundamente o negócio da empresa, ser orientado em promover o desenvolvimento das pessoas e de organização fortalecendo os diferenciais competitivos do negócio”, entende Medeiros.

Olho nas tendências e conexão com o mercado

Para Alexandre Gregory, diretor de Recursos Humanos da Premier Pet, o profissional de RH de excelência é alguém que combina um repertório em todos os subsistemas de RH, mas que consegue conciliar as necessidades da empresa e das pessoas, gerando crescimento para todos.

“É alguém que de modo geral é antenado com as tendências, com capacidade de gerir mudanças e atuar em cenários adversos e com forte skill de comunicação .

Em resumo, alguém empático que é propositivo na agenda das organizações e trabalha fortemente na humanização e nas relações internamente e com a sociedade”, define o executivo.

Uma área próxima da liderança e dos gestores, atenta às necessidades dos colaboradores e ao impacto para os clientes – assim deve ser o RH de excelência para Simone Beier, diretora de RH da Cargill.  “Precisamos estar conectados com o mercado, buscando soluções para apoiar a estratégia da empresa e preparar as pessoas para o futuro próximo”, revela Simone. 

Para ela, a eficiência dos processos de RH gera resultado e tranquilidade para líderes e colaboradores, liberando tempo e recursos para “desenvolver estratégias de employeer branding para buscar novos talentos e desenvolvimento e reskilling para o futuro da organização”.

Leitura de cenários e tendências é uma habilidade requerida para a excelência também segundo Marcelo Carvalho, vice-presidente de Pessoas & Organização, Imprensa, Marketing e Comunicação da Braskem.

“Um profissional de gestão de pessoas deve ter algumas características importantes: capacidade intuitiva de saber o que fazer na hora certa, capacidade de leitura de contexto para entender o mundo externo e tendências e saber aplicá-lo na empresa”, destaca o executivo. E preconiza, ainda, “coerência e integridade entre a fala e a prática”.

Quem também prega essa convergência é Salim Khouri Neto, Líder Global de Cultura, Gestão de Talentos e Desenvolvimento de Liderança da Vale. “Antes de qualquer coisa é necessário coerência entre aquilo que fazemos e os nossos valores”, prioriza.

Para o executivo, o profissional tem que acreditar no potencial das pessoas e na importância da diversidade de pensamentos para construção de organizações sustentáveis. “Precisa ir muito além do técnico e dos conhecimentos de gestão de pessoas, é necessário muito controle emocional para permear esse mundo em constante transformação”, observa. “Resiliência, criatividade, escuta ativa, capacidade de influenciar:  as capabillities comportamentais são a chave para a excelência.”

Outra liderança premiada, a Chief Human Resources Officer da OLX Brasil, Christiane Berlinck, também acredita que o profissional de RH de excelência deve conectar-se às tendências. “Deve se preocupar em destravar o potencial das pessoas, inspirando cada uma delas. Deve ser um profissional atento às mudanças de negócio e da sociedade para propor soluções de talentos que façam sentido para as organizações e para as pessoas.

Antecipar necessidades, modificar sociedades 

“Um profissional de RH de excelência continua sendo aquele que consegue entender e antecipar as necessidades do negócio e traduzi-las em estratégias para atrair, cuidar, desenvolver e engajar pessoas”, afirma Renato Rovina, diretor de RH do Banco BNP Paribas. Isso entendendo também suas necessidades, desejos e anseios, ressalta Rovina. “Fazer a combinação do que a empresa precisa à frente das necessidades do mercado de trabalho é fundamental.”

 Beatriz Sairafi, diretora de RH para Brasil e América Latina na Accenture, acrescenta, ainda, que o profissional de excelência em recursos humanos deve ser um “agente de transformação dos ambientes de trabalho, não só para criar uma empresa melhor, mas, sim, uma sociedade melhor, mais diversa e inclusiva”. 

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