Um fato raro entre empresas que aderem à certificação Top Employer, que atesta práticas empregadoras de excelência alinhadas a um benchmark global, é obter o selo já na primeira participação do processo. Isso aconteceu ao Grupo Marista, no Brasil, em 2020. Desde então a companhia vem obtendo a certificação todos os anos, chegando ao quinto ano consecutivo como Top Employer no capítulo brasileiro do certificado. A conquista contribuiu para o reconhecimento da marca como uma das melhores empregadoras também fora de Curitiba (PR), onde a empresa é sediada e já tinha uma reputação consolidada.
Neste ano a companhia foi destaque nos quesitos Estratégia de Negócios e Ética & Integridade, pontuando em 100% nesses campos avaliados durante o processo para obter o certificado. Outros destaques em 2024 foram os quesitos Marca Empregadora (pontuação em 92%), Organização e Mudança (90,48%), bem como Aprendizagem (90%).
A organização evoluiu positivamente, ao longo das certificações, todos os seus indicadores ligados a ações transformadoras do ambiente de trabalho, à estratégia de pessoas e à iniciativas ESG (Environmental, Social & Governance – livre tradução: Ambiental, Social e Governança), o que certamente vem incrementando seus resultados na certificação, avalia Leandro Figueira Neto, Diretor de Pessoas e Cultura do Grupo Marista.
Impactando diretamente os quesitos mais bem-avaliados, como Marca Empregadora e, mesmo, Estratégia de Negócios, há um amplo programa de qualidade de vida do colaborador , desenvolvido a partir de 2022. Premiado, o Programa Bem-Estar Marista promove ações e atendimentos sistêmicos baseados em quatro pilares: corpo, mente, saúde financeira, espiritual e educação, com iniciativas estendidas às famílias dos empregados. O projeto liga-se diretamente aos valores da companhia e à cultura organizacional, que coloca o ser humano no centro das atenções da empresa.
Outra questão são as políticas sólidas de governança e transparência do Grupo, apoiadas, ainda, em um treinamento constante em ética, riscos e compliance, que dissemina o comportamento ético em todas a esferas da companhia. O Portal da Integridade é o canal onde isso é sintetizado, base para acessar a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e esclarecer dúvidas relacionadas ao compliance, além de proporcionar acesso à Ouvidoria, onde denúncias podem ser realizadas de forma anônima e segura.
Tecnologia e Diversidade
Para além das conquistas nos quesitos mencionados, Figueira Neto destaca planos para o futuro, de olho em melhorias internas e também na manutenção do selo nos próximos anos. Para tanto, o executivo e sua equipe trabalham fortemente no planejamento estratégico da organização, lidando com um desafio que é, para ele, o maior da companhia no momento: a digitalização.
Apesar de avanços consideráveis na adesão à tecnologia, mandatória para a maioria das organizações durante e pós-pandemia, Figueira destaca a necessidade de ir além de processos e rotinas otimizados com o recurso. “É preciso ir além da folha de pagamento e seguir com a implementação ligada à vivência do colaborador”, explica.
Ele exemplifica essa necessidade mencionando as possibilidades de avaliação, desenvolvimento e de acompanhamento de toda a jornada pelo empregado, com trilhas específicas para cada finalidade, integrando toda a empresa e gerando dados para a melhor tomada de decisão.
Outra missão é melhorar os indicadores de diversidade e inclusão, garantindo a presença equilibrada de mulheres e grupos étnicos entre os quadros tático e operacional, aumentando, também, a representatividade C-level desses públicos minorizados.
Figueira ressalta, por fim, a importância do certificado, uma vez que insere a empresa entre as melhores marcas empregadoras do mundo, inventariando as ações da companhia por meio de uma auditoria independente, o que confere mais qualidade e credibilidade ao processo de avaliação. Repercutir esta aquisição é algo também importante – a empresa disponibilizou uma série para comentar as ações que compõem os resultados revelados na certificação, que podem ser conferidos aqui.
O grupo Marista tem, hoje, mais de 7 mil colaboradores e é composto por FTD Educação, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Hospitais Marcelino Champagnat e Universitário Cajuru.