Algumas recomendações de segurança contra o vírus se tornaram verdadeiros mantras divulgados diariamente para a população. Lavagem cuidadosa das mãos, uso de álcool gel, desinfecção dos objetos pessoais e uso de máscara vão sendo incorporados aos hábitos das casas.
Manter o lar protegido não é missão simples. Mas a lista de cuidados vai sendo ampliada e se torna mais complexa, à medida que um número maior de pessoas é envolvido na luta contra a propagação da Covid-19. Caso das empresas.
Quais as mudanças necessárias na estrutura física dos espaços, nas rotinas operacionais e na condução das equipes, em cada uma das principais áreas? De que maneira implantar os novos protocolos de limpeza, que envolvem processos e também profissionais? Como lidar com sistemas de refrigeração, que representam um importante foco de disseminação do vírus?
Nesse novo normal que se aproxima na mesma velocidade com que o mundo foi tomado pela pandemia, as dúvidas tiram o sono dos gestores. O tempo que precisariam para planejar e até testar a melhor forma de retomar as atividades no escritório dificilmente existirá.
Respostas essenciais para temas como refrigeração e limpeza
Com a intenção trazer soluções para problemas básicos, a Engepred acaba de lançar o “Guia de boas práticas contra o novo Coronavírus”. A publicação é voltada aos profissionais de facility e property management, reunindo a experiência e conhecimento de profissionais e técnicos da Engepred aos estudos e recomendações mais recentes de associações e órgãos reguladores, para uma retomada segura e responsável das atividades nas edificações corporativas.
Pela sua importância, ainda maior nesse momento, o sistema de refrigeração teve um capítulo especial, assim como os serviços de limpeza – um dos principais instrumentos para garantia da segurança nos espaços.
O conteúdo apresenta orientações relacionadas a cada indivíduo — desde a saída até o retorno as suas casas, incluindo o protocolo em caso de suspeita de infectados. Traz, ainda, as adaptações estruturais, processuais e comportamentais essenciais em cada uma das principais áreas, como recepção, refeitórios, banheiros, estacionamento, escritórios, além dos cuidados e medidas em relação aos serviços de delivery.
“Cabe a nós, enquanto gestores, profissionais de facilities, gerentes de propriedades e prestadores de serviços, criar um ambiente seguro, onde as pessoas, de fato, assim se sintam. Nossa contribuição, nesta fase de muitos desafios, e diante da grande necessidade de adaptações e mudanças, foi criar e compartilhar um guia de orientações gerais com o intuito de auxiliar para que a retomada das atividades nos ambientes corporativos possa se dar de maneira segura, colaborando para o combate à disseminação da Covid-19”, afirma Alex Gonçalves, diretor de operações da Engepred.
Faça o download gratuito do Guia.