CONARH

HR Techs focam em soluções 360º para favorecer decisões estratégicas nas empresas

67,7% das empresas acreditam que o uso de People Analytics é relevante, diz pesquisa. Em torno de 12% já consideram uma prioridade, potencial enxergado pelas startups do RH

de Redação em 26 de abril de 2022
Feira anexa ao CONARH 2022 – Claudio Rossi/Argosfoto

Segunda edição da pesquisa HR Innovation, realizada pela HR Tech Ahgora e apresentada durante programação paralela ao 48º Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas – CONARH 2022, mostra que houve evolução no uso de indicadores para a tomada de decisões envolvendo os colaboradores. Em 2022, 9,5% dos participantes responderam que são totalmente orientados por indicadores de RH. Na pesquisa anterior eram 8%. De forma geral, 36,7% fazem uso básico de indicadores e outros 19% utilizam uma quantidade maior de dados para tomarem as decisões, total de 55,7% contra 42% da pesquisa anterior.

O uso de dados para direcionar ações de gestão estratégica de pessoas, ou seja, o People Analytics, é relevante e deve ser priorizado por 67,7% das empresas. Para 12,9% das respondentes, esta já é a principal prioridade. Os principais indicadores que os RHs vêm acompanhando são o turnover, em primeiro lugar, com 45,9% das respostas; seguido pela avaliação de desempenho, com 42,9%; e do custo da folha de pagamento, com 42,5%, preferências que demonstram a necessidade de um giro de 360º pelas informações da empresa.

Não por acaso, as HR Techs presentes à feira de negócios anexa ao CONARH 2022 apostaram em soluções integradas escaláveis na gestão do RH, em atendimento também a pequenas e médias empresas, algumas oferecendo comodidades e funcionalidades adicionais aos colaboradores.

É o caso da LG lugar de gente, que desenvolve mais de 30 módulos escaláveis em gestão de pessoas, operando, para pequenas e médias, a solução Simplifica. A plataforma auxilia no cálculo de salários e benefícios, na gestão de ponto em tempo real, no recrutamento e nos treinamentos, com experiências gamificáveis e fornecimento de indicadores, além do acompanhamento de informações sobre férias e fluxo de pagamentos pelo colaborador. A plataforma faz cruzamentos intuitivos de dados para apoiar a gestão de pessoas. O armazenamento em nuvem das soluções da empresa é um diferencial.

Com mais de 35 anos no setor, a companhia é responsável pela folha de pagamento de mais de 1,5 milhão de trabalhadores, em atendimento a mais de 1000 clientes de diferentes portes e mercados de atuação. “Nas empresas acima de 1000 colaboradores, já temos 20% do market share”, informa o CEO, Felipe Oliveira.

Uma novidade trazida à feira pela LG lugar de gente foi o serviço por voz, que permite a colaboradores usuários de dispositivos e serviços como Alexa e Google Assistente a consulta sobre férias, atividades pendentes junto ao RH e o acesso a informações e recibo de pagamento.

Aquisições para integrações

A aposta em soluções de gestão integrada tem mobilizado, para além do setor de desenvolvimento de cada companhia, as bases do mercado de HR Techs. Aquisições têm sido comuns para englobar cada vez mais dados e serviços em plataforma única ou módulos interconectados .

A startup mineira Sólides, fundada e comandada por Mônica Hauck, foi uma das que mais recebeu aportes no segmento, e adquiriu recentemente a empresa Tangerino, focada em Departamento Pessoal. Mais um recurso para consolidar plataforma all in one da companhia, cujo diferencial é oferecer gestão completa de RH e People Analytics com foco em pequenas e médias organizações. “O uso da plataforma permite protagonismo do RH e gestão focada no negócio”, entende Mônica. Segundo a executiva, com a solução da Sólides, é possível perceber um aumento de 70% na eficiência dos processos.

Hoje a solução da empresa integra funcionalidades para as seguintes atividades: atração e gestão de talentos, acompanhamento de desenvolvimento e performance, de engajamento e retenção, educação corporativa, gestão de benefícios e serviços financeiros.

Relacionamentos

A Metadados, em momento de reposicionamento no mercado, apresentou à feira a solução Vibe, criada pelo CPTO (Chief Product and Technology Officer) , Gustavo Casarotto, e detalhada em um livro intitulado ‘Depois que tudo deu errado’, tema de palestra no evento.

O produto foi criado para uma liderança mais fluida, que permitisse relações mais humanizadas com os colaboradores. Totalmente on-line e intuitivo, Vibe tem metodolgia que permite interaç˜ões efetivas e acompanhamento de performance das equipes, permitindo identificar, valorizar e reter os talentos nas empresas.

Elogio como diferencial

A Ahgora apresentou-se à feira anexa ao CONARH 2022 como um ecossistema de startups focadas em gestão de pessoas. Dona da Ahfin – fintech destinada a saúde financeira de colaboradores, em 2021 adquiriu as empresas WebTraining e Velti em um movimento de consolidação em HCM (Human Capital Management). Por meio das novas tecnologias, a empresa é hoje a responsável por uma base de quase 2 milhões de vidas, com atendimento destacado a organizações do setor público e varejo.

As soluções da companhia englobam ponto, folha de pagamento, gestão de benefícios, People Analytics, com educação corporativa, acompanhamento de desempenho e engajamento, com diferenciais como a possibilidade da troca de elogios entre colegas pela plataforma, além do monitoramento de humor no controle do ponto.

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail