O Monitor Global de Liderança 2023, estudo realizado pela consultoria Russell Reynolds Associates, aponta a incerteza econômica e a escassez de talentos como as duas principais preocupações, respectivamente, entre 73% e 72% dos executivos. Apenas 46% acreditam que suas organizações estão preparadas para atrair e reter profissionais e 59% se consideram aptos a lidar com as intempéries da economia.
Transformação tecnológica, mudanças no comportamento do consumidor, diferentes modelos de trabalho e incerteza política são também preocupações, que variam de 30% a 45% na lista de prioridades dos executivos, e cerca de 50% se sentem preparados para enfrentá-las, nos próximos 12 a 18 meses.
Investimentos em treinamento e desenvolvimento de lideranças e feedbacks construtivos são fundamentais na análise dos executivos. Alguns fatores são, ainda, capazes de influenciar sua permanência em uma empresa ou escolha por uma vaga – 55% dos líderes estão dispostos a sair de suas companhias caso não haja atenção às políticas que possibilitam atrair e reter talentos .
Cenário complexo
A conclusão que se tem a partir do levantamento é de que o foco das lideranças em eventos externos frequentemente muda entre as preocupações enumeradas, atrapalhando o progresso sustentado na solução de desafios críticos ou a busca por oportunidades de negócios, destaca Flávia Leão, head da Russell Reynolds Associates no Brasil.
“Os líderes, agora, precisam ser capazes de executar uma estratégia plurianual ao mesmo tempo em que respondem taticamente a questões de curto prazo, considerando a interação de todos esses fatores”, completa a executiva sobre a complexidade do contexto.
Entre as características que diferenciam os líderes resilientes dos demais estão habilidades de criar valor por meio de pessoas, de navegar com confiança pela incerteza, de tomar decisões sem informações completas e de se adaptar à mudança. Além disso, líderes mais preparados sabem administrar taticamente a incerteza no momento enquanto mantêm uma visão de futuro para considerar novas ferramentas, modelos de negócios em evolução e metas ambiciosas.
Metodologia
O Monitor Global de Liderança 2023 foi realizado com mais de 1.500 altos executivos, conselheiros e próxima geração de líderes de 46 países da África, Ásia, Américas, Europa, Oceania e Oriente Médio. As empresas representadas atuam nos setores de Consumo, Serviços Financeiros, Saúde, Tecnologia, Recursos Industriais e Naturais e Serviços Profissionais e Comerciais.