Top Employers
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Indústrias entre as melhores empregadoras

Falta de ânimo e de matéria-prima foram obstáculos vencidos pelo setor no Brasil. A satisfação do colaborador se manteve acima da média e a gestão de pessoas pode ser equiparada às melhores do mundo

de Redação em 19 de março de 2022

No setor industrial, as empresas brasileiras e multinacionais com seus braços no país, participantes da certificação Top Employer Brasil 2022, enfrentaram imensos desafios pandêmicos inerentes à produção e às operações no último ano. Como em 2020, protocolos de segurança sanitária tinham de seguir rigorosos no “chão de fábrica”, a necessidade de engajamento e motivação permaneceu enorme frente aos desanimadores índices de contaminação pelo coronavírus e ao cenário econômico de insegurança do mercado e do emprego, assim como, na produção, a falta de insumos e matéria-prima ainda se fazia presente. O ânimo foi avançando positivo, com o aumento da vacinação da população brasileira e clima de retomada econômica, apenas no segundo semestre.

A adoção de tecnologia e o home office, realidade para parte das operações dessas indústrias, trouxeram, também, novos ares às equipes, gerando novas percepções sobre carreiras, funções, jornadas de trabalho. Contudo, sendo uma nova prática, apesar de serem percebidos os seus benefícios, essas questões se configuraram em transformações igualmente desafiadoras para as companhias do segmento, gerando ajustes culturais, de processos e rotinas desde o início da pandemia.

Mesmo em meio a esse cenário, essas companhias foram capazes de avançar em quesitos presentes na certificação Top Employer como Sustentabilidade, Diversidade & Inclusão, Aprendizado & Desenvolvimento, Gestão de Desempenho, Desenvolvimento de liderança, entre outros. Os aprendizados foram muitos, rumo a uma “Indústria 4.0”, em que a automação resolve problemas complexos, acelera e aprimora a produção, mas destaca a necessidade de uma gestão cada vez mais inteligente e humana. Devidamente certificadas, elas destacam sua experiência durante as auditorias realizadas pelo Top Employers Institute e as práticas que conduzem entre as melhores empregadoras do mundo, na palavra de suas lideranças de RH.


Francisco Farias, diretor de Recursos Humanos para América do Sul.

AKZONOBEL 

“Na AkzoNobel, valorizamos as pessoas, elas estão no centro de nossas decisões. Nossos colaboradores são a base da nossa empresa em qualquer lugar do mundo. Trabalhamos, portanto, com práticas e políticas focadas em oferecer as melhores condições para que os colaboradores desenvolvam a sua carreira na empresa. Como exemplo, vale mencionar a incorporação do OHI, o índice de saúde organizacional, como principal elemento de mensuração organizacional na companhia. Ele avalia nove diferentes dimensões, como liderança, orientação externa, inovação e aprendizado, motivação e ambiente interno. Esse estudo nos dá o panorama de aspectos em que a empresa está desempenhando bem, além dos pontos de melhoria, que são direcionados por meio de planos de ação globais.”


Tatiana Vailati, Diretora de RH.

ALCON BRASIL

“Recebemos a premiação com grande felicidade. É o nosso terceiro ano no Top Employers no Brasil e também em outros países como França, Polônia e Espanha. Divulgamos a certificação do Top Employers aos nossos funcionários, nos canais internos, e ele percebem o valor… é uma conquista de todos! Assim avançamos com as melhores práticas de gestão. E é um diferencial da empresa no mercado. Avançamos muito na pauta da digitalização, implementando vários sistemas integrados. Isso fui fundamental durante a pandemia, dando continuidade aos nossos negócios. Também tivemos uma posição de destaque em benefícios, assim como em ética e integridade. Estamos agora realizando uma pesquisa internacional com nossos colaboradores para saber como eles percebem nossas práticas.”


Gustavo Grecco, diretor de RH, Comunicação e Integração de Negócios

ARKEMA BRASIL

“O Grupo Arkema é uma empresa global, inovadora e comprometida em desenvolver a carreira de seus colaboradores. A conquista da certificação Top Employers reflete o nosso trabalho de gestão de RH e comunicação focado em pessoas e no desenvolvimento e retenção  dos nossos talentos. Investimos no capital humano gerando oportunidades de carreira e promovendo a diversidade, mobilidade internacional, treinamentos, bem-estar dos colaboradores, além de package atrativo e um clima organizacional extremamente favorável. Como uma empresa voltada para a inovação, a preocupação com um ambiente inclusivo também contribui na atração de novos talentos e retenção de colaboradores. Temos um forte compromisso com o desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, gestão responsável das atividades industriais, diálogo aberto com parceiros, contribuições para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Todos esses elementos fazem parte da estratégia de Responsabilidade Social Corporativa (CSR) promovida pelo Grupo e nutrida pela forte cultura organizacional da empresa.”


Renata Tortorelli, Head de Recursos Humanos

BAXTER BRASIL

“A melhoria contínua de práticas de Recursos Humanos da Baxter e a busca incansável em sermos um melhor lugar para se trabalhar, nos possibilitam a certificação pelo 5º ano consecutivo. O papel de RH é suportar as estratégias de negócios da empresa, e as nossas pessoas estão no centro desta estratégia, visto que são elas que movem o nosso negócio. A estratégia de RH é construída com o envolvimento de toda a liderança, onde o RH é o agente de mudanças, para impulsionar a transformação da cultura da empresa, gerando velocidade, simplicidade, empreendedorismo corporativo e, neste contexto, nosso papel é proporcionar um ambiente de trabalho confiável, diverso, estimulante, inspirador, inclusivo e sustentável. Nós avançamos com a cultura de feedback, executando planos de desenvolvimento e sucessão em todos os níveis da organização.”



Vanessa Vieira, Diretora de RH da América Latina

BIOMÉRIEUX BRASIL

“Ao longo dos últimos cinco anos a bioMérieux Brasil passou por profundas transformações […], implementamos muitas novas práticas para alcançarmos essa certificação. Algumas bem importantes: a primeira foi nossa Reunião Mensal com toda Liderança (ÁGORA) […], para alinhamento da estratégia, estreitar a comunicação, discutir projetos. A segunda foi dar voz aos nossos funcionários […] passamos a escutar toda a nossa operação em todos os níveis e implementar melhorias internas diante das informações que obtínhamos. A terceira foi a implantação de inúmeras novas políticas e processos […], para que todos pudessem ter a compreensão das nossas ações. É essencial ter paixão nas ações e acreditar na sua empresa, no seu time, não importa o tamanho dos desafios.”


Esteban Ziegler, Diretor de Recursos Humanos.

BOEHRINGER INGELHEIM BRAZI

L”A Boehringer Ingelheim vive o seu propósito e os seus valores em cada ação, em cada escolha e decisão da empresa desde a sua fundação, e é uma alegria ver quão consistente essa empresa familiar permanece com o passar dos anos, ao mesmo tempo em que se reinventa e se conecta com a necessidade do presente e do futuro. Alguns dos avanços que tivemos e que nos permitiram ganhar pela sexta vez consecutiva a certificação são: Novo escritório – o espaço físico é muito importante como símbolo da cultura da Boehringer Ingelheim –, o diálogo aberto, o empoderamento das pessoas, o engajamento, a valorização da diversidade e inclusão e o desenvolvimento dos nossos times em métodos ágeis, entre outras ações, formam a base para a solidez da empresa.”

Karla Leite,
Gerente de RH


CORBION BRASIL

“A Corbion vem ano após ano buscando a melhoria contínua de suas práticas de Recursos Humanos porque entende que seus colaboradores são muito importantes, peças chaves do nosso sucesso. A empresa vem investindo num bom processo de recrutamento e seleção, retenção de talentos, plano de desenvolvimento, benefícios compatíveis com o mercado, adequação de atividades home office para áreas administrativas e atividades de apoio durante a pandemia, dentre outras atividades que buscam engajar seus colaboradores na empresa e consequentemente crescer cada vez mais como marca empregadora. O papel do RH é promover políticas de gestão de pessoas que estejam alinhadas aos objetivos e valores da empresa, garantindo seu desenvolvimento e sustentabilidade.”


Thiago Dotto, Diretor de Pessoas & Cultura

JTI

“Ano a ano, a JTI trabalha para colocar em prática as melhorias trazidas pelos próprios colaboradores por meio de pesquisas de engajamento. A primeira colocação no Top Employer 2022 é prova do compromisso da empresa em cada vez mais aprimorar tais práticas. O nosso objetivo é atrair, desenvolver e reter talentos de alto desempenho. É por isso que os nossos pilares estratégicos estão alinhados para criar um ecossistema que cria experiências positivas, fornecendo as ferramentas necessárias para posicionar e diferenciar a JTI como uma importante marca empregadora. Partindo dessa premissa, a área de Pessoas e Cultura tem como principais valores a serem difundidos: o RESPEITO a cada pessoa e às suas escolhas; CRESCIMENTO para que cada um sinta-se livre para evoluir; DIREÇÃO, para construirmos uma cultura ágil onde o colaborador é livre para criar e inovar; e o valor da CONFIANÇA.”



Fabio Barbagli, VP de Recursos Humanos

PEPSICO BRASIL

“Recebemos o reconhecimento do Top Employers pelo terceiro ano consecutivo no Brasil e ficamos felizes em ver a nossa evolução a cada ciclo. Na PepsiCo, temos uma cultura forte com sete valores importantes que guiam a forma como fazemos negócio por aqui.  O respeito e o incentivo à diversidade é um deles e está no centro de tudo o que fazemos. Nosso foco é promover cada vez mais experiências de trabalho positivas, com flexibilidade e diversas oportunidades de carreira, e um ambiente único, no qual as pessoas se desenvolvam e possam se sentir livres para serem quem são, sem medo de expressarem suas opiniões. Acreditamos que desta forma conseguimos inovar, contribuindo para o crescimento das pessoas e do negócio.”


Adriana Rillo,
Vice-Presidente
de RH Latam

SAINT-GOBAIN

“Nossas pessoas são de fato nossa prioridade. São nossas pessoas que conhecem nossos clientes, que são capazes de identificar oportunidades e superar desafios. Colocar nossas pessoas como protagonistas de todos os processos de transformação que estamos liderando, tem rendido bons frutos. É gratificante, e serve de inspiração para outras lideranças, constatar que essa escolha leva à formação de times cada vez mais engajados e capazes de superar as metas mais ambiciosas. Ser ‘Top Employer’ reforça, entre nossos colaboradores, o orgulho de pertencer às suas equipes vencedoras, de fazer parte de uma empresa “top”, além de ampliar a visibilidade da organização para talentos externos que compartilham de nossos valores e propósito. Este reconhecimento nos orgulha e nos inspira como marca empregadora, e é um estímulo para continuarmos inovando nos mercados em que atuamos.”


Fernanda Tricerri,
Diretora de RH

SAVENCIA/ POLENGHI

“O principal fator que contribuiu para o resultado da nossa certificação foi traduzir em políticas e processos claros o que já existia em nossas práticas, que são enraizadas em nossos valores. Polenghi faz parte do grupo Francês Savencia, que reúne organizações em 120 países, unidas por uma cultura forte e de práticas humanas. Os valores organizacionais da Polenghi estão presentes em todas as áreas e são focados nas pessoas (Tolerância, Coragem, Honestidade, Lealdade), responsáveis por nos ajudar a atingir resultados satisfatórios de forma equilibrada, com base em uma perspectiva de perenidade em nossos negócios. Como RH, nosso papel é ser o guardião desta cultura e reforçar nossos valores entre os diferentes subsistemas da área, incluindo atração de talentos, experiência do colaborador, desenvolvimento, reconhecimento, benefícios e envolvimento da liderança. O processo de certificação Top Employer é essencial no estabelecimento das metas da equipe de Recursos Humanos, sendo um grande balizador de melhores práticas e benchmark para constante atualização e melhoria, uma conquista importante para nós, mas além desta conquista, uma bússola para nos guiar para a constante evolução.”


Julia Gamba, RH Business Partner

SIGNIFY

“Procuramos promover a cooperação, a quebra de silos para que os objetivos sejam alcançados de maneira mais ágil e proveitosa. Para isso, promovemos projetos multidisciplinares, espaços de troca e aprendizado entre colegas e áreas. Valorizamos quem coloca a mão na massa, quem tem foco em execução, quem inova no jeito de fazer em busca de melhores resultados. Para isso, trabalhamos o reconhecimento por entregas, não só pelo resultado, mas também pelo modo como a pessoa conduziu tal iniciativa. A boa comunicação da equipe, aliada à sinergia constante e compartilhamento de práticas e conhecimentos permitiu a contínua melhoria dos processos, que nos levou a conseguir essa certificação. Grande parte dessa conquista vem do esforço da equipe de RH como um todo, em suas diferentes áreas de atuação (consultoria, serviços de RH, recrutamento e seleção, etc).”



Eliane Pereira, Diretora Executiva de Recursos Humanos no Brasil

TAKEDA

“As iniciativas são muitas – podemos citar a transformação do Programa de RH focado em Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I), que atingiu novo patamar e tornou-se também uma área na Takeda, com planejamento, estratégia e orçamento próprios. A mudança envolve ainda participação direta no board, colocando o tema DE&I em igualdade às demais áreas da empresa. São alguns exemplos de como a Takeda vem incentivando e possibilitando que 47 mil funcionários, ao redor do mundo, atinjam o seu potencial máximo. São ainda, fatores que levaram a Takeda a ser reconhecida, mais uma vez, como marca empregadora pelo Top Employers. Ao todo, a empresa já conquistou consecutivamente cinco certificados globais e dez brasileiros.”



Elizabeth Rodrigues, Executiva de Gente e Gestão

VEDACIT

“A área de Gente & Gestão incentiva iniciativas que promovam um ambiente acolhedor e inclusivo. É prioridade da empresa cuidar dos colaboradores e ter um olhar integral que significa saúde e o bem-estar das pessoas. Acreditamos e praticamos uma gestão individualizada. Ter um propósito claro que conecte as pessoas com a essência do negócio tem sido fundamental para buscar altos níveis de engajamento. A formação contínua de lideranças, aqui chamada como Kopien, também é crucial nessa jornada. A cultura de colaboração é estimulada em todas as áreas, com “conversas corajosas” entre os colaboradores para realinharem ou direcionarem as ações. A importância da cultura do intraempreendedorismo é outro diferencial. A área de Gente & Gestão procura fomentar dentro da empresa um ambiente de confiança, com espaços para inovar. A intenção é estimular as iniciativas dos colaboradores que buscam espaço para promover novas ideias e assim disseminar essa cultura. A jornada de Diversidade e Inclusão é um marco importante para a Vedacit. Reconhecemos que um ambiente mais inclusivo traz contribuições valiosas para o negócio. Temos cinco grupos de afinidade e objetivos claros a alcançar de maior representatividade em todos os marcadores sociais. Nossos líderes seguem se desenvolvendo para sermos cada vez mais Líderes Inclusivos.”


Douglas Pereira,
VP de RH para Brasil e América do Sul 


VOLKSWAGEN

“Temos um conjunto de ações nesses quatro anos de parceria com o Top Employers, que nos permitiram reconhecer e transformar os nossos processos, considerando os insights gerados e as melhores práticas do mercado. Nesse último ciclo, há alguns pontos a se destacar:  A nossa experiência digital em recursos humanos, com processo de migração contínuo.  O bem-estar – temos estado muito mais próximos às pessoas, em todos os canais possíveis,  para atender as demandas imediatas da pandemia, mas indo muito além, com saúde digital, compartilhando programas, conteúdos, com altos níveis de satisfação. Em Diversidade e Inclusão, por mais um ano nos orgulhamos de nossos avanços – lançamos nossas cartilhas para nosso time, fornecedores e concessionários, compartilhando princípios importantes sobre o tema. Quanto mais qualidade e excelência nas ações empregadoras, melhor vai ser a experiência das pessoas e das organizações.”

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