Gestão de pessoas

Como manter a produtividade em home office

Passadas as primeiras semanas de quarentena, muitas pessoas começam a dar os primeiros sinais de impaciência. O que fazer para recuperar o foco?

Com a pandemia do coronavírus, o mundo corporativo assistiu à partida massiva dos profissionais das empresas para o home office. Mas as lideranças não tiveram tempo para treinar seus funcionários para um estilo de trabalho que exige, fundamentalmente,  disciplina, concentração e organização.

A situação emergencial contou com o entusiasmo geral. Todo mundo estava contagiado pelo sentimento do “vamos juntos, vai dar certo!”.  Agora, surge a pergunta: Como ser produtivo após mais de um mês de quarentena?

Nem o profissional mais dedicado está livre de “flexibilizar” a agenda de tarefas. Até porque, não é nada fácil impedir que o funcionamento da casa invadir a concentração.

No momento em que essa empolgação inicial começa a dar os primeiros sinais de impaciência ou até de certo tédio, retomar as regras básicas do home office se torna fundamental.

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Erika Linhares, gestora de carreiras e especialista em comportamento e cultura nas organizações, dá dicas para retomar os trilhos da produtividade.

Depois de atuar como diretora nacional de uma grande multinacional brasileira — quando implementou o home office e liderou mais de 500 pessoas em trabalho remoto — hoje, ela mesma trabalha em casa, com o marido.

Passado mais de um ano home based, Erika faz questão de frisar que ter uma rotina regrada e organizada é a condição para que as suas tarefas sejam executadas dentro dos prazos determinados.

Fase 1: Planejamento

1.Estabeleça seu horário de trabalho, faça sua agenda e desenhe um cronograma da sua rotina estabelecendo horários para cada tarefa.

2.Faça pausas. Ficar o dia todo na frente de uma tela pode causar estresse. Por isso, faça intervalos e os inclua dentro do cronograma da rotina diária. Tome um café. Antes ou depois de trabalhar, faça exercícios em casa ou assista a algum filme.

3.Escolha o melhor local de trabalho. É importante que seja longe da cama e da TV. Procure um lugar que esteja organizado para que a concentração possa fluir.

4.Defina as ferramentas que você vai usar para fazer seu trabalho e garanta que estejam funcionando, seja internet ou notebook, por exemplo.

5.Defina as tarefas por grau de importância e prazos para encerrar cada uma. Estabeleça graus de prioridade para cada atividade. Cuidado para não adiar tarefas importantes e transformá-las em urgentes.

Fase 2: Execução

1.Não durma até tarde e comece cedo. Evite dormir e acordar tarde, pois essa atitude pode dar a impressão de férias e causar improdutividade. Home office não é férias! Tente acordar próximo ao horário que já se levantava para ir trabalhar.

2.Evite distrações com TV, Instagram, crianças ou cachorro. Trabalhe e produza no período que determinou. Se procrastinar, não vai conseguir concluir tarefas no tempo programado.

3.Faça acordos nas relações familiares para que o seu dia de trabalho e o das demais pessoas que vivem na sua casa sejam mais produtivos. Como seu marido ou esposa podem estar em casa, além dos filhos que não estão indo para a escola, é importante fazer pactos familiares.

No caso dos pequenos, é preciso combinar com eles os horários em que os pais estão trabalhando e não podem ser interrompidos, além de permitir que eles brinquem em um ambiente da casa diferente de onde você escolheu trabalhar. É fundamental que eles aprendam a respeitar o limite de convivência, o que fará com que aprendam a conviver melhor com as pessoas e com as normas.

Marido e mulher também precisam pré-estabelecer pactos para conviverem dentro de casa como usar fone de ouvido em uma reunião virtual de trabalho e se afastar do ambiente de trabalho para fumar, por exemplo. Essas atitudes são importantes para não gerar discussões na família.

4.Não deixe de executar o que é realmente importante, pois poderá virar urgente. Faça uma lista das tarefas que você tem para fazer e vá ticando conforme for concluindo as atividades. Dá para ser produtivo em casa, mas é fundamental ser organizado.

5.Acione as pessoas, mesmo à distância, e aprimore os seus relacionamentos. Você não precisa esperar um encontro físico para resolver problemas. O isolamento em casa é apenas físico, mas você pode continuar acionando seus colegas e seu chefe normalmente.

6.Compartilhe o material previamente, quando optar pela reunião virtual, para que todos tenham conhecimento do assunto a ser discutido. Dessa forma, a reunião tende a ser mais rápida e pragmática.

7. Aproveite para pensar em como melhorar e inovar. certamente, você terá mais tempo para isso.

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