CONARH

Meditação para o colaborador funciona?

Ela seria benéfica não só para a saúde mental, com a liberação de hormônios que favorecem o humor, mas também para a produtividade, aumentando níveis de atenção e retenção de memória

de Redação em 26 de abril de 2022

Cabines e apps para meditação são tendências reveladas entre startups do setor em exposição junto ao 48º Congresso Brasileiro sobre Gestão de Pessoas – CONARH 2022, realizado entre os dias 18 e 20 de abril. Estudos da Universidade Federal de São Paulo – Unifesp dão conta de que a meditação é benéfica não só para a saúde mental, com a liberação de hormônios que favorecem o humor, mas também para a produtividade, aumentando níveis de atenção e retenção de memória.

Atentos a esses benefícios e à possibilidade de monitorar o estado de saúde dos colaboradores e também gerar uma conexão positiva entre colaboradores e empresas, as companhias Mindself e Totalpass apresentam soluções diferentes, mas que podem ter impactos semelhantes no time.

A Totalpass, como explica o CMO Fábio Sakae, vem com um aplicativo que tem a proposta de minimizar o que ele chama de “positividade tóxica”, ou o excesso de iniciativas e plataformas com a intenção de melhorar o ânimo e a saúde do colaborador. Em um único app, ele apresenta uma rede de 5 mil psicólogos à disposição no teleatendimento, além de mais de 400 áudios de meditação guiada, que possibilitam 27 mil jornadas diferentes ao colaborador, um potencial de personalização da experiência inédito, segundo Sakae, para esse tipo de aplicativo. O resultado, ele conta, tem sido a diminuição de queixas de stress, a redução da sinistralidade em planos de saúde e o aumento da energia dos colaboradores. O foco da interface é a simplicidade no uso.

Já a Mindself apresenta cabines de meditação, que podem ser um diferencial nas experiências híbridas e presenciais de trabalho, criando um atrativo extra para o escritório. Batizada #MeDIT, também apresenta versão Totem, e acompanha o portfólio da empresa, que apresenta plataforma com sessões guiadas de meditação, palestras, pílulas de Mindfulness, cursos e workshops voltados para o desenvolvimento da liderança, com técnicas de meditação.

“O Brasil é o país mais ansioso do mundo e o segundo com mais casos de depressão”, alerta Alexandre Ayres um dos fundadores da empresa. Entre os clientes da empresa estão Itaú, Carrefour, Vivo, e Conectcar.

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail