O mercado de trabalho atual é muito competitivo e para se manter nele ou conseguir uma recolocação é necessário se reinventar. Diante das constantes mudanças, motivadas pelo impacto tecnológico, que redefinem comportamentos, perfis e atinge também o mercado de trabalho. E, por isso, profissionais têm se interessado em enveredar e investir outras carreiras. Segundo a pesquisa da Catho, 86% aceitam mudar de área quando procuram um novo emprego.
A pesquisa também constatou que 7% dos profissionais que pediram demissão têm vontade de atuar em uma nova área. Além disso, 19% dos empregados avaliam a possibilidade de um novo ramo de atuação em uma oferta de emprego.
“Quando falamos em transição de carreira, temos de olhar para o mercado de trabalho, que está cada vez mais competitivo. Sendo assim, é necessário estar abertos a novas oportunidades, buscar áreas em expansão e com possibilidades de atuar no que lhe dá prazer”, afirma Elen Souza, assessora de carreira da Catho, que compartilha 5 dicas para quem quer mudar a área de atuação.
Estude suas competências
Você deve se conhecer e saber seus pontos fortes e fracos para ter mais chances de sucesso na nova área. É importante perceber o que fazemos por hobby, que pode servir como uma fonte de renda, se tornando, em um futuro próximo, uma nova atividade.
Avalie os riscos
Ao planejar migrar de área, entenda o mercado, a situação profissional em que se encontra e as possibilidades de atuar em outro setor. Entenda em que setores você pode contribuir dentro da organização. Caso esteja certo da mudança, pesquise e verifique o que é necessário para que isso aconteça. Para essa migração ocorrer sem surpresas, é importante levar em consideração a questão financeira, já que com a transição o salário pode ter uma queda.
Invista na nova área
Novos caminhos exigem novos conhecimentos, para isso faça cursos e mergulhe na nova área – pode ser determinante para o sucesso. No site da Catho, por exemplo, é possível consultar o Guia de Profissões e Salários que indica os cursos e conhecimentos necessários para diversas áreas.
Tenha um planejamento consistente
Para dar alguns passos para frente é necessário dar outros para trás na hora da escolher o novo ramo de atuação. No entanto, se possível, opte por áreas que você já tem algum conhecimento e/ou experiência, como em algo semelhante a última atuação – pode ser melhor que começar do zero.
A mudança de carreira precisa ser bem estruturada e ter objetivos claros. Um plano de carreira ajuda a traçar melhor seus objetivos profissionais e entender exatamente onde você está e que lugar deseja alcançar, tendo em vista sempre o melhor para seu futuro profissional – seja em termos de salário, benefícios, clima, cargo etc.