Gestão de pessoas

Na contramão da crise

Sem um manual para pandemias, as empresas criam suas estratégias de sobrevivência. Algumas ignoram a recessão e até abrem vagas

A BRQ Digital  Solutions tem mais de 2500 colaboradores nas suas cinco unidades no Brasil e uma em Nova York. Todos, atualmente, trabalham em home office. O lema #JuntosDigitalmente muito provavelmente seguirá com a empresa, quando tudo passar.

“Este isolamento social nos possibilitou um grande mergulho no digital e, quanto mais tempo confinados, mais temos aprendido nesse lockdown. Trabalhar com toda a operação em home office foi uma quebra de paradigma, mas que tem dado muito certo. Tanto que nosso objetivo é adotar o trabalho 100% home office de vez” explica o CEO e fundador da empresa, Benjamin Quadros.

Apesar dos dados não muito animadores apresentados pelas várias pesquisas feitas recentemente, algumas empresas seguem distantes da crise. A Teleperformance, o Grupo FBS Mídia, a Vikstar, a MRV, a Oi e a SKY, entre outras, investem em novos modelos de trabalho ofertando 101 oportunidades para profissionais de diversas áreas e níveis hierárquicos. A BRQ anunciou, dias atrás, a abertura de 400 vagas.

Exemplos de que, apesar de 30% das empresas no Brasil já terem demitido, ou cogitarem essa hipótese – de acordo com o estudo do Sebrae –, há sinais de uma força contrária que busca reaquecer a economia.

Plano de contingência

No momento, os esforços das corporações se concentram em preservar o bem-estar dos seus times. Ações nesse sentido são muito importantes, já que em outro estudo, dessa vez da FGV, 56% dos brasileiros afirmam ter dificuldade alta ou moderada de equilibrar as atividades profissionais e pessoais durante o isolamento social.

O plano de contingência da BRQ para amparar e fortalecer suas equipes abrange três pilares: Saúde física, Saúde mental e Incentivo ao comércio local:

Saúde Física

Além de investir em Cartilhas e Lives com médicos para tirar dúvidas em relação ao Coronavírus:

Telemedicina – serviço de orientação médica online: em abril, a empresa passou a disponibilizar um serviço disponível 24 horas, sete dias por semana, para colaboradores e dependentes. A ferramenta conta com médicos treinados no mais atualizado protocolo de atendimento contra o Covid-19 e são disponibilizados pediatras, das 10h às 22h, para quem tem crianças. É possível solicitar atestado médico e prescrição eletrônica, com certificação digital.

Campanha de Vacinação contra a Gripe para todos os funcionários e dependentes. 

Aula ao Vivo de Ginástica para promover atividade física. “Começamos com o treino funcional do atleta profissional de MMA Allan Popeye e já estamos programando as próximas”, comenta a gerente de marketing e endomarketing, Ligia Fagundes.

Desafios “fitness” semanais – A ideia é promover uma competição saudável, que vale prêmios aos participantes que postam seus desafios no Workplace. A empresa também dispõe do Gympass que oferece também uma plataforma para fazer os treinos em casa.

Saúde Mental

Quando o isolamento social é uma realidade é preciso cuidar da saúde mental também e nem todas as ações precisam de investimento financeiro:

Café com os colegas – A ideia dessa ação foi aproximar líderes de seus times, propondo uma videoconferência descontraída de 20 minutos, uma vez por semana, para “tomar um café” e bater um papo sobre como eles estão.

“O foco não é falar sobre trabalho, é perguntar como eles estão se sentindo neste período de isolamento. Assim, poderemos ir além e identificar quem mais precisa da gente nesse momento, acionando a cadeia de ajuda se necessário”, afirma Ligia.

Happy Hour Digital – com foco em Entretenimento para a família, a BRQ tem investido em lives intimistas com cantores e artistas nas quais os funcionários podem participar via Workplace (enviando perguntas ou pedindo suas músicas preferidas) ou Instagram (convidando ainda os amigos para participar também). Todas às sextas-feiras, a happy hour já contou com a participação de Ricardo Japinha (CPM 22), a próxima atração é Thiago Castanho (Charlie Brown Jr.).

Meetups Online de Saúde Mental – É possível tirar dúvidas com psicólogos e discutir assuntos preventivos;

Incentivo ao comércio local 

Como forma de ajudar os comerciantes no Brasil, a BRQ disponibiliza uma ferramenta para indicar profissionais em determinadas regiões que estão os colaboradores. “Essa e todas as demais iniciativas do plano de contingência foram pensadas para diminuiro impacto da crise nos profissionais.Nosso objetivo é  manter nosso time engajado, produtivo e colaborativo, cada vez mais juntos digitalmente”, comenta Paula Molina, a coordenadora de Endomarketing responsável por desenvolver as novas ações. 

Não à toa, a BRQ acaba  de  ser  destaque como um  dos Melhores Lugares para Trabalhar, pelo prêmio Glassdoor, um dos maiores  sites de vagas e recrutamento do mundo. Detalhe: o prêmio se baseia no feedback de funcionários e ex-funcionários das empresas.

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail