Estar à frente de uma operação de agência in-house é um desafio e tanto, mas também uma oportunidade incrível para realizar testes e desafiar a forma que conhecemos a comunicação interna. Acredito que alguns desafios sejam inerentes a qualquer empresa e, como profissionais dessa área, encontrar uma solução de baixo custo para engajar colaboradores, reduzir o excesso de comunicação e manter a consistência em relação a uma mensagem é realmente um objetivo a ser alcançado.
Na minha visão, o ponto de partida para evoluir como área é termos claro que nossa principal função no mercado atual é nos posicionar como consultores de comunicação, garantindo que todas as iniciativas estejam alinhadas com uma estratégia consolidada, e não dispersas por diversas áreas que possuem metas próprias.
Storytelling
Essa não é uma tarefa fácil, mas podemos encontrar um grande aliado para nos auxiliar nessa consultoria: contar uma história. O storytelling, ou a arte de contar histórias, é uma ferramenta poderosa na comunicação interna. Histórias bem contadas informam, emocionam, conectam e engajam. Elas transformam informações abstratas em mensagens tangíveis e significativas, que realmente ressoam com os colaboradores. Além disso, são acessíveis e de fácil compreensão. Afinal, quem nunca se emocionou assistindo um bom filme ou série do Netflix?
Para aproveitar ao máximo o poder do storytelling, precisamos desenvolver uma narrativa única e temática que guie todas as campanhas de comunicação interna ao longo do ano. Entendo que não seja uma tarefa fácil, pois os assuntos muitas vezes podem não conversar entre si. Então, por onde começar?
Passo a passo
A primeira etapa é identificar uma mensagem central que esteja alinhada com a missão e os valores da empresa. Essa mensagem será o fio condutor de todas as comunicações, garantindo que cada iniciativa reforce o propósito e a visão da organização.
Escolher uma temática que ressoe com os colaboradores é crucial. Ela deve ser relevante, inspiradora, de fácil compreensão e capaz de unir todos em torno de um objetivo comum. Pode variar desde sustentabilidade e inovação até bem-estar no trabalho, dependendo das prioridades estratégicas da empresa. Criar personagens e enredos dentro dessa narrativa ajuda a humanizar as comunicações. Personagens que representem os valores e desafios da empresa tornam as mensagens mais fáceis de serem trazidas para o dia a dia e memoráveis.
Um calendário anual de comunicação é fundamental para integrar a narrativa única e temática de maneira coesa. Diferentes campanhas, como sustentabilidade, inovação e bem-estar, podem ser interligadas através da narrativa central. Cada campanha deve ser vista como um capítulo de uma história maior, contribuindo para o desenvolvimento contínuo da narrativa. Manter a consistência na mensagem e no tom é crucial e um dos maiores desafios. Todas as comunicações devem refletir a narrativa central, garantindo que a mensagem ressoe claramente em toda a organização.
O excesso de comunicação pode ser prejudicial, levando à sobrecarga de informações e à perda de mensagens importantes. Simplificar e priorizar as comunicações é vital, e uma liderança engajada é parte importante do processo, pois precisamos de muitos aliados. Além disso, vincular as comunicações a temas importantes para os colaboradores e contar histórias autênticas que ressoem com a experiência deles são práticas eficazes.
Jornada da informação
A jornada de informação deve ser cuidadosamente planejada para garantir que os colaboradores recebam as informações certas no momento certo. Desde a integração até o desenvolvimento contínuo, otimizar os pontos de contato ao longo da jornada e coletar feedback para ajustes contínuos são pontos que não podem ser esquecidos. Afinal, precisamos sempre nos lembrar do porquê estamos fazendo isso: facilitar o entendimento dos colaboradores.
Segundo o Institute of Internal Communication (IoIC), criar uma narrativa coesa que ressoe com os valores da empresa pode aumentar significativamente o engajamento dos colaboradores, promovendo uma cultura de comunicação mais aberta e transparente. Além disso, o ICKollectif destaca que histórias bem contadas podem servir como um poderoso instrumento de mudança organizacional, alinhando todos os níveis da empresa em torno de um objetivo comum.
E você? Já uniu essas duas poderosas ferramentas? Ao adotar uma abordagem integrada com uma estratégia de comunicação interna bem definida, podemos transformar a maneira como nossos colaboradores se conectam com a empresa e entre si, promovendo um ambiente de trabalho mais coeso, engajado e produtivo.