Dicas

Networking em tempos de quarentena

Um especialista dá dicas de como manter o networking em dia, mesmo em tempos de isolamento social

O networking é uma prática essencial. Desde sempre e independentemente da circunstância ou da colocação profissional. Ampliar e manter o círculo de contatos e boas relações faz parte do desenvolvimento da carreira.

Fazer networking é muito mais do que marcar presença em eventos e colecionar cartões de visita. Felizmente! Não fosse assim, nesses tempos de pandemia e isolamento social, a situação que já é difícil, seria muito mais.

O consultor de carreira Emerson Weslei Dias lembra que criar relacionamentos é algo que exige disciplina. Embora uma boa lista de contatos não caia do céu, ela pode ser cultivada aos poucos e com pequenos passos.

A seguir, o especialista lista algumas estratégias para formar e manter seu networking, mesmo sem sair de casa:

Use as redes sociais. A internet é um excelente recurso para fazer networking nesse momento. Mídias digitais podem ser ótimas para contatos iniciais, que podem evoluir para encontros presenciais após a quarentena. 

Construa sua reputação. Espalhar fake news não ajuda nisso, portanto combata-as e avise quando alguém compartilhar uma! Antes de compartilhar algo, faça esta pergunta a você mesmo: Estou compartilhando porque isso confirma o que eu acredito ou estou compartilhando porque chequei a veracidade?

Reconecte. Retome contato com antigos colegas, seja da faculdade, de infância ou de antigos trabalhos. 

Faça bom uso do LinkedIn. Aproveite para atualizar seu perfil, complete todas as informações e tenha uma foto profissional coerente. Além disso, poste artigos e publicações relevantes, compartilhe matérias da mídia que achar interessante, comente nas postagens dos amigos…

Agende bate-papos online. Aproveite ferramentas como Zoom, Skype e outros e marque um horário para conversar com amigos e ex-colegas de trabalho

Esteja bem informado. Procure estar sempre bem informado, o que inclui ler livros, revistas e jornais, assistir filmes, se interessar sobre assuntos variados…

Prepare-se para as conversas. Faça pesquisas, observe bastante e seja um bom ouvinte. Ao contrário do que muitos pensam, não é preciso falar muito, basta fazer as perguntas certas. Dessa forma, além de demonstrar seu interesse você vai conseguir colher informações para os próximos encontros.

Cultive. Por fim, fazer networking é como um hábito que deve ser cultivado diariamente. Lembre-se: procurar as pessoas somente quando tiver necessidade não cria vínculos.

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail