Em tempos de revolução digital, a realidade que ficou para trás envolvia muito mais papel e menos agilidade. Hoje, há soluções digitais para ajudar em quase todas as tarefas do nosso dia a dia. Na área de Recursos Humanos, com o surgimento das HR Techs, não foi diferente. Com o objetivo de fomentar cada vez mais esse mercado, a Revelo realizou um estudo que traça o panorama das empresas, que desenvolvem soluções para o RH.
As HR Techs são empresas que desenvolvem soluções tecnológicas para a área. Seu objetivo é melhorar os processos de RH das empresas que utilizam seus serviços. A grande inovação é a possibilidade de aumentar a eficiência e inteligência do setor e, ao mesmo tempo, reduzir os custos.
O cenário das HR Techs no Brasil
O nicho das HR Techs já está estabelecido em outras partes do mundo, e no Brasil apresenta um crescimento expressivo nos últimos anos. Na primeira década dos anos 2000, o país tinha apenas duas empresas que podiam ser consideradas HR Techs. Ambas desenvolveram sites de recrutamento e seleção. A ideia era funcionar como uma ponte entre os candidatos e os empregadores, listando oportunidades para atrair os interessados.
A partir de 2010, o Brasil começou a olhar com maior atenção para as HR Techs. Apenas em 2016 e 2017, porém, o mercado abriu e se instalou definitivamente no país. Hoje, os sites de vagas ainda são muito utilizados, mas o ecossistema de empresas com soluções tecnológicas para RH é muito mais amplo.
O estudo mapeou também 78 empresas consideradas HR Techs no mercado brasileiro, que atuam nos mais diferentes segmentos, como recrutamento e seleção, que inclui empresas como a Revelo, Workana e Emprego Ligado, o ATS, que traz empresas como a Kenoby, ferramentas de apoio para recrutamento e seleção, como a Jobot e Bettha, além dos sites de empregos.