Adotar o home office foi uma tarefa complicada para muitas empresas. Na startup curitibana Olist, esse processo não foi muito difícil, uma vez que lá os times estão bem distribuídos: já havia quem trabalhasse presencialmente nos escritórios em na capital paranaense ou em São Paulo, e também os que atuam remotamente, de qualquer lugar do mundo. E tudo isso acontece desde 2016.
Apesar disso, manter o engajamento desse pessoal demanda muita atenção. É um grande desafio, como conta Rhayana Souza, analista de endomarketing e employer branding do Olist. São muitas as perguntas sobre esse tema, como: “é preciso fazer a mesma coisa que fizemos no modelo presencial para quem está remoto?”, “é preciso isso apenas para a equipe que está no escritório?”, “como adaptar essa ação para o modelo remoto?”.
Promover encontros online, como talk shows, é um ótimo jeito de manter o time engajado
“Verdade seja dita: nem sempre você vai conseguir levar a mesma experiência para quem está no escritório e para quem está fisicamente distante, mas você pode sempre adaptar a ação para conseguir atender aos dois públicos, mesmo que de formas diferentes”, explica Rhayana. Ela conta que, no aniversário de três anos da startup, por exemplo, foram pedidas pizzas para todo o pessoal do escritório. E para quem trabalhava de casa, foi providenciada (e enviada) comida por delivery.
Com a quarentena, 100% do time passou a trabalhar de casa e, com isso, as ações de engajamento e campanhas de endomarketing tiveram de ser pensadas única e exclusivamente para o modelo remoto. “Elas são planejadas e executadas pelos nossos times de cultura e comunicação e pelo Coolist, o comitê de clima e cultura do Olist”, diz Rhayana, que lista oito ações que já a startup fez durante a quarentena:
1. Reconhecimento de pares online
“Temos uma prática de reconhecimento de pares em que os olisters entregam cards aos colegas com uma mensagem personalizada para reconhecer alguma atitude relacionada a um dos nossos valores. Antes da quarentena, esses cards só existiam na versão impressa, mas agora também estão disponíveis no modelo digital”, diz Rhayana. “Uma vez ao mês também fazemos a ‘Dinâmica do Bisão’. Ela acontece durante uma das reuniões que fazemos com 100% da empresa. Antes da quarentena, um olister pegava um chocolate Bis Xtra (por isso do nome ‘Dinâmica do Bisão’) disponibilizado no escritório, fazia o reconhecimento em público e entregava o chocolate junto com o card do valor (os remotos participavam pela transmissão online e recebiam o chocolate via correio). A dinâmica continuou durante a quarentena com os cards digitais, só a entrega do chocolate que deixamos para depois.”
2. Rodas de conversa
A executiva reforça que promover encontros online é um ótimo jeito de manter o time engajado. “Em 60 dias de quarentena, já realizamos três talks acerca do assunto. O primeiro foi sobre saúde mental e ansiedade durante a quarentena, uma palestra ministrada por uma especialista de recursos humanos em gestão de desempenho”, conta. O segundo talk foi motivacional e contou com a participação de Bernardinho, ex-técnico da seleção brasileira de vôlei. “Ele comentou sobre a importância de ter foco e disciplina e indicou uma lista incrível de livros para os olisters. O encontro mais recente foi uma mesa-redonda formada pelos próprios olisters, que trouxeram as vantagens e as dificuldades desta fase que estamos vivendo, com dicas práticas de como lidar melhor com o trabalho home office. Os talks não precisam se limitar a temas relacionados à quarentena, já fizemos conversas sobre diversidade, por exemplo.”
No Olist, os valores são trabalhados e relacionados com filmes, livros, vídeos etc.
3. Pílulas de conhecimento
O time de RH da startup reuniu uma série de conteúdos para compartilhar com todos os colaboradores no Slack, a principal ferramenta de comunicação interna. “São postadas duas ‘pílulas’ por semana, sempre na segunda e na sexta de manhã. Elas trazem dicas de cursos online e gratuitos, atividades para fazer com os filhos, vídeos para relaxar etc.”
4. Valores traduzidos em conteúdos
“Uma vez por semana, publicamos no Slack um dos nossos seis valores com dicas de filmes, livros, vídeos etc. relacionados ao valor em questão. Por exemplo: para ‘Somos um só time’ o filme indicado foi ‘A fuga das galinhas’, o livro foi ‘17 Princípios do trabalho em equipe’, de John C. Maxwell, e o vídeo foi ‘How to turn a group of strangers into a team’.”
5. Atividades off work
A startup incentiva os times a realizarem constantemente atividades off work. Isso inclui um café da manhã ou um happy hour online para descontrair (só não vale falar de trabalho), jogar stop online, combinar um dia para se vestir conforme um tema escolhido, fazer alongamento em grupo e até mesmo aula de dança, entre várias outras dinâmicas. “O Coolist criou uma lista de atividades off work e compartilhou as ideias com a galera. Cada time tem sua própria agenda de atividades, mas a maioria costuma realizá-las a cada 15 dias”, diz Rhayana. “No início da quarentena, nosso CEO chegou a lançar um desafio: todos os times da empresa deveriam fazer alguma atividade off work dentro de uma semana e postar uma foto do encontro online em nosso canal de comunicação interna.”
6. Vídeos engraçados
“Com tantas mensagens recebidas no Slack, o Coolist começou a gravar vídeos curtos e engraçados para impactar os olisters de um jeito criativo. Já criamos vídeos sobre ergonomia no home office e a importância de manter uma rotina matinal antes de iniciar o trabalho em casa”, diz a executiva.
7. Datas comemorativas
Rhayana conta que ficar de olho no calendário é uma ótima dica para promover ações de engajamento. “No Dia das Mães, enviamos um presente com uma mensagem especial para a casa de cada uma das olisters que são mães e elas também ganharam um day off. No Dia de Star Wars (4 de maio), fizemos um desafio para a galera compartilhar fotos que representassem sua paixão pela série de filmes e compartilhamos o conteúdo em nossas redes sociais.”
8. Ações solidárias
“Fizemos duas campanhas solidárias para ajudar quem mais precisa nessa quarentena. A primeira foi a venda de camisetas com a mensagem #SupportYourLocalBusiness, em que revertemos o lucro das vendas para uma instituição de Curitiba. Também participamos, junto com outras nove startups da capital paranaense, da campanha #AjudeDeCasa, que busca arrecadar dinheiro para reverter em compra de alimentos e itens de higiene para instituições da cidade”, diz.
Rhayana destava que, seja no escritório ou em casa, as ações de engajamento de qualquer empresa devem continuar. Para isso, é preciso descobrir o que as pessoas do seu time gostam e pensar nas soluções que mais se adequem ao seu público. “Sempre que possível, relacione as ações com os valores da sua empresa, isso facilita na hora de planejar e também na compreensão da ação por parte dos colaboradores”, fianliza.