Carreira: consultor da Page Personnel revela como agir no mercado de trabalho no nesta época do ano
Para quem acha que dezembro só serve para confraternizar, arrumar a bagunça da estação de trabalho ou diminuir o ritmo de produção, precisa rever seus conceitos. Para Renato Trindade, gerente executivo da Page Personnel, o último mês do ano pode ser ideal para colocar em prática alguns planos traçados ao longo dos meses.
Leia também:
Encontre sua paixão pela carreira
Habilidades comportamentais em alta para 2020
“Como se trata de um mês de encerramento do nosso ano fiscal, há uma cultura generalizada de que esse período serve apenas para festas e balanços gerais. Em muitas multinacionais é um mês igual aos outros, já que o ano fiscal de encerramento acontece em outros períodos. É uma ótima época para estruturar planos, ações e objetivos, além de corrigir erros e fazer ajustes para o próximo ano”, explica o consultor, que revela quatro ações bem apropriadas para essa época do ano.
Não espere o ano acabar para buscar emprego
Para quem está desempregado, dezembro pode ser a chance ideal para buscar recolocação. É um período em que as empresas acabam investindo em novas contratações, especialmente as temporárias. “Há muitas companhias buscando profissionais para vagas no varejo de fim de ano, mas também corporações contratando executivos para projetos temporários.
É uma ótima chance para que esse trabalhador mostre suas habilidades e desperte o interesse do empregador em uma futura vaga efetiva. É mais complicado você ser contratado em janeiro do que em dezembro”, conta Trindade
Trocar de área
Nessa época também surgem novas oportunidades em áreas de uma companhia. Quem atua em um determinado setor e pretende fazer uma mudança na carreira, vale ficar atento em novas posições de diferentes setores. “Sugiro aumentar as buscas em novas vagas internas. Além disto, aproveitar esse período para se apresentar para outros líderes de área. Pode ser um bom começo para que esse profissional seja visto e percebido em diferentes setores da empresa”, analisa Trindade.
Aproveite as festas de confraternização
Ao invés de exagerar na bebida ou fugir das confraternizações, saiba que essas comemorações podem se tornar uma aliada em sua carreira. “As festas de confraternização precisam ser encaradas de outra forma. Não apenas como um momento para extravasar ou sair da linha. Pode ser uma ótima oportunidade de networking, ampliar a interação com outras áreas e ser visto por mais gente. É uma chance que você pode ter de mostrar algumas características comportamentais que algum colega ou gestor ainda não tenha percebido”, relata.
Planejar sua carreira
Esse mês costuma ser menos agitado para compromissos e reuniões externas. Portanto, nada melhor do que planejar sua carreira nessa época e começar o próximo ano com algumas ações programadas. “É a hora ideal para refletir e rever o que precisa ser melhorado. Procure obter a maior quantidade possível de informações de seu gestor e entender quais são seus pontos de atenção e que precisam ser melhorados. Se nessa avaliação ele sinalizar novos cursos, se prepare para isto. Não deixe de continuar estudando e procurando novos conhecimentos técnicos para sua evolução na carreira”, ensina o consultor.