O Prêmio Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores, uma iniciativa do Cecom – Centro de Estudos da Comunicação em parceria com as Plataformas Melhor RH e Negócios da Comunicação, acaba de entrar numa das etapas mais importantes que é a avaliação dos cases participantes nesta segunda edição. Com isso, as inscrições estão oficialmente encerradas – e se você já está ansioso pela terceira edição, acompanhe por aqui as novidades para garantir sua participação no próximo PEMCC.
A partir de agora, um time robusto de especialistas, composto por 56 profissionais renomados da área, irá analisar as ações inovadoras adotadas por grandes marcas do mercado em relação à comunicação com seus colaboradores. Aliás, nesta segunda edição, a premiação dobrou o número de inscrições, com a participação de 187 cases, de grandes empresas como VIVO, Petrobras, Banco do Brasil, Natura, Volkswagen, Suzano, Microsoft, entre outros destaques. Ampliando ainda mais a diversidade de estratégias no campo da CI, novas marcas de prestígio também se juntaram ao rol do PEMCC, incluindo Banco Mercantil, Leroy Merlin, Caixa, Volvo, Supervia, Eldorado Brasil, Claro, Fundação São Francisco Xavier e Tereos Açúcar e Álcool, entre outras mais.
Projeto de valor
Se o atual cenário já é bastante positivo, Márcio Cardial, diretor do Centro de Estudos da Comunicação (CECOM) e publisher das Plataformas Melhor RH e Negócios da Comunicação, vislumbra um 2025 ainda mais promissor no horizonte do Prêmio Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores. “Nossos estudos mostram que passaremos dos 300 cases inscritos, com boas chances de dobrarmos o número [de cases] já em 2025. E celebra: “o PEMCC será muito provavelmente em 2026 a maior premiação de comunicação corporativa brasileira, dedicada exclusivamente a dar protagonismo aos profissionais e às marcas que se comunicam bem com seus colaboradores”.
Ao integrar as áreas de comunicação e recursos humanos, a premiação se destaca como o único projeto no país que reconhece iniciativas de valor tanto de marcas quanto de agências e executivos que estão na vanguarda da interação com seu ativo mais valioso: as pessoas. Segundo Pedro Ramos, Head do PEMCC, essa abordagem era o que faltava à comunicação corporativa. “Esse sucesso demonstra, sem dúvida, que existia uma carência de uma iniciativa que entregasse valor a quem faz a gestão da comunicação das marcas com seus colaboradores”, reflete.
Ramos lembra que o projeto teve origem no conselho editorial da Plataforma Melhor RH, a partir de uma análise de mercado mais aprofundada. Mas o PEMCC não alcançaria tamanho sucesso sem a valiosa colaboração da Plataforma Negócios da Comunicação. Por ser uma iniciativa co-branded, a premiação se beneficia das singularidades de cada uma delas, ampliando significativamente sua projeção. Márcio Cardial complementa a reflexão, citando que essa interação permite que o prêmio alcance todo o ecossistema de capital humano, além de jornalistas, criadores de conteúdo e profissionais de comunicação de marcas e agências. “Isso faz com que a repercussão do prêmio e dos premiados seja a maior possível, extrapolando, inclusive, o próprio ecossistema de comunicação corporativa”, finaliza o publisher das plataformas Melhor RH e Negócios da Comunicação.
Júri especializado
Já do lado do júri, o Prêmio Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores conta com a contribuição valiosa de diversos especialistas, como é o caso de Nêmora Reche, diretora de Comunicação Corporativa LATAM & Brasil da Syngenta, empresa líder em desenvolvimento de tecnologias para o mercado agrícola global. Após avaliar 15 projetos, ela se viu imersa em um campo fértil de oportunidades e reflexões. “Minha cabeça está fervilhando! Que privilégio ter essa oportunidade de conhecer mais a fundo o trabalho de nossos colegas e aprender com suas experiências”, celebrou em publicação no LinkedIn.
Em bate-papo exclusivo, a jurada do PEMCC enalteceu a troca de conhecimentos e melhores práticas proporcionada pela premiação. Como ela bem destaca, o evento estimula o contato entre profissionais de comunicação e Recursos Humanos, fortalecendo a integração e colaboração entre essas áreas tão cruciais nas organizações. Em outras palavras, Nêmora acredita que a premiação ajuda as empresas a “sair da bolha”.
Mas o que isso significa? Segundo ela, “é entender que outras organizações enfrentam desafios semelhantes e encontram caminhos semelhantes – o que nos assegura que estamos no caminho certo – ou completamente diferentes – o que serve como uma grande fonte de inspiração.” Dessa forma, ao final do processo, os participantes podem reavaliar suas estratégias e contribuir efetivamente para o progresso do ecossistema como um todo. “Esse tipo de premiação é muito relevante pois traz um reconhecimento de uma comunidade altamente qualificada. Ter nossos pares avaliando nossas propostas e celebrando nossos aprendizados é motivo de muito orgulho.”
A diretora de Comunicação Corporativa da Syngenta também deu alguns spoilers sobre sua atuação como jurada do PEMCC. Para ela, fundamentos como Estratégia, Legado, Resultado e Execução foram os critérios mais relevantes na sua análise. E ela explica: “nem toda solução precisa ser necessariamente disruptiva, supercriativa ou original. O fundamental é que exista um entendimento profundo da necessidade, da questão que se quer resolver; que se gerem estratégias e respostas; que a execução seja primorosa e que os resultados sejam realmente impactantes e transformadores”.
Os próximos passos
A etapa de avaliação dos cases por parte dos jurados será concluída no início do próximo mês, dando início à fase de apuração dos finalistas do Prêmio Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores. De acordo com a organização, a divulgação das shortlists, destacando os melhores cases desta segunda edição, está programada para o dia 22 de março. A cerimônia de premiação, por sua vez, ocorrerá no dia 23 de abril, no Teatro CIEE, em São Paulo – save the date e reserve já seu convite.
Os finalistas receberão certificados em reconhecimento às suas práticas inovadoras, enquanto os vencedores serão contemplados com troféus. Já os cases que ficarem na segunda e terceira colocações receberão placas. Além disso, para celebrar os grandes destaques do PEMCC, serão concedidos mais dois prêmios especiais: Troféu Marca Destaque do Ano e Troféu Agência Destaque do Ano – o último destinado às agências que fazem “acontecer” os projetos de comunicação interna nas organizações.
Fórum com quem entende de comunicação
Também em abril acontece, de forma online e gratuita, a terceira edição Fórum Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores, com a presença de líderes e gestores ligados à área de comunicação interna, além de comunicadores e profissionais de RH. Serão dois dias de muita reflexão sobre as melhores práticas e estratégias para a construção de um ambiente de trabalho que favoreça o diálogo e fortaleça a relação entre as organizações e seus colaboradores. Inscreva-se aqui e já marque na agenda: dias 29 e 30 de abril, das 14h às 20h, com transmissão online e simultânea no YouTube e LinkedIn.