BlogaRH
Oferecido por Jobcenter

Perspectivas para o avanço do Trabalho Temporário em 2024

Os desafios que persistem e as oportunidades que surgem, delineando o papel crucial que este setor desempenha na configuração da economia moderna

de Alexandre Leite Lopes em 28 de dezembro de 2023

À medida que nos aproximamos do ano de 2024, o trabalho temporário se destacou como uma força vital na economia global, enfrentando desafios significativos, mas também revelando oportunidades estratégicas. Este artigo tem como objetivo destacar de forma suscinta os desafios que persistem e as oportunidades que surgem, delineando o papel crucial que este setor desempenha na configuração da economia moderna.

Em 2023 acompanhamos as transformações tecnológicas, as mudanças nas demandas do mercado de trabalho e o desafio da requalificação. Sabemos que esse sempre foi um ponto de atenção para todos os trabalhadores, mas principalmente aos temporários, que precisam se adaptar rapidamente a novas habilidades para permanecerem relevantes no mercado. Esses profissionais substituem transitoriamente, por vezes de forma satisfatória, trabalhadores das grandes organizações, e trata-se de um desafio qualificar os profissionais para garantir que estejam preparados para os desafios do ambiente de trabalho em constante evolução.

Outro ponto muito relevante em 2023 foi a evolução e a difusão de novas tecnologias relacionadas com a inteligência artificial (IA). A cada mês acompanhamos novas variações, novas formas de utilização, e percebemos profissionais bem-sucedidos usando essas ferramentas como aliadas no dia a dia. O trabalho antes feito de forma manual, pode ser escalado para algumas formas de Inteligência Artificial e depois verificado, analisado e aprimorado. Isso torna o profissional muito mais estratégico dentro das corporações, exigindo competências diferentes, como a capacidade analítica e crítica.

O trabalho temporário tem historicamente grande importância nos momentos de crises econômicas que afetam o mercado de trabalho. Na Europa em 2008, no auge da crise dos “subprimes” países como a Espanha, promoveram alterações em suas legislações de forma a estimular a geração de oportunidades de trabalho por meio de contratos temporários. Esta estratégia contribuiu muito para a recuperação do mercado de trabalho, evitando um problema econômico ainda maior. 

Ao compararmos o mercado brasileiro com outros países, notamos facilmente que ainda temos um espaço grande de crescimento. Com maior estímulo governamental e pequenas melhorias na legislação que regulamenta o trabalho temporário no Brasil, o número de oportunidades de trabalho geradas possivelmente dobrariam. Isto seria benéfico para os trabalhadores, para a redução do índice de desemprego, para a produtividade das empresas e principalmente para a economia do país. 

Importante reforçar que o trabalho temporário é regido por Lei especial aqui no Brasil, a Lei 6.019/74 e é um regime de trabalho formal, com todos os direitos trabalhistas garantidos. Não pode ser confundido com a informalidade ou precarização. Além de uma ótima oportunidade de trabalho e renda, trata-se de uma importante porta de entrada para vagas de emprego em grandes empresas nacionais e multinacionais. Estimativas mostram que aproximadamente 20 a 25% dos profissionais são efetivados em seus cargos após o término do contrato de trabalho temporário.

De acordo com a Associação Brasileira do Trabalho Temporário (ASSERTTEM), as empresas têm encontrado no trabalho temporário uma alternativa para enfrentar os desafios e as incertezas econômicas. A associação estima 470 mil vagas apenas para o quarto trimestre deste ano. Podendo chegar ao número consolidado número próximo de 2,5 milhões oportunidades de trabalho temporário em 2023. 

Em 2024, projetamos que o trabalho temporário continuará enfrentando desafios significativos, mas também apresentando oportunidades estratégicas. À medida que as de trabalho temporário e as empresas utilizadoras dos serviços se adaptam às demandas do mercado, é impreterível abordar e enfrentar os desafios persistentes, como uma divulgação assertiva para esclarecer e alertar sobre as vantagens deste regime jurídico diferenciado de trabalho.

Em síntese, o trabalho temporário pode desempenhar um papel vital na economia, proporcionando flexibilidade, oportunidades de desenvolvimento profissional e contribuindo para a dinâmica inovadora que define a força de trabalho moderna.
_________
Oferecimento:

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail


Alexandre Leite Lopes

Diretor Presidente da Jobcenter do Brasil e Diretor Administrativo da ASSERTTEM – Associação Brasileira do Trabalho Temporário.