#PEMCC

Prêmio Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores divulga finalistas

Após avaliar quase 100 cases inscritos, júri revela shortlists com 46 indicados. Projetos se destacam pela criatividade, qualidade e co-criação entre RH e Comunicação Interna

de Redação em 9 de março de 2023
Rawpixel.com/ Freepik

O Prêmio Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores (PEMCC), promovido pelas Plataformas Melhor RH e Negócios da Comunicação, divulga os finalistas entre os cases inscritos na premiação. Trata-se de projeto único, que aglutina as áreas de comunicação interna e recursos humanos das empresas em um mesmo propósito. A cerimônia de premiação será presencial, com posterior exibição on-line, realizada na cidade de São Paulo, na segunda quinzena de abril.

De acordo com o regulamento, a avaliação dos cases participantes se dá sob três pilares básicos. São eles: Temas, Categorias e Grandes Ideias. O pilar Temas abrange projetos voltados para Diversidade e Inclusão, Employee Experience, Employer Branding, Felicidade Corporativa, entre outras temáticas que norteiam a sociedade e o universo corporativo. Já o pilar Categorias dispõe sobre canais e meios nos quais se deram os cases, tais como: meios digitais, indicadores de performance, entre outros. O pilar Grandes Ideias abrange formas criativas e disruptivas com que se desenvolvem os programas de comunicação interna inscritos na premiação.

Todos os cases participantes passaram por um júri especializado, com 46 integrantes. Serão distribuídos certificados para todos os finalistas e troféus para todos os projetos campeões, além de mais dois prêmios especiais pelo conjunto dos trabalhos – Troféu Destaque do Ano, para a marca que mais conquistar troféus e certificados, e Troféu Agência Destaque do Ano, para a agência que com este mesmo feito.


Veja as shortlists dos cases com a melhor avaliação

_________________________________________________

Resposta ao mercado

“A Comunicação Interna das empresas é fundamental para promover o engajamento e dar suporte a todas as ações das marcas com seus colaboradores”, explica Márcio Cardial, diretor do Centro de Estudos da Comunicação – Cecom e publisher das Plataformas Melhor RH e Negócios da Comunicação. O PEMCC surge como resposta a uma necessidade do mercado corporativo, identificada nos diversos fóruns realizados por ambas as Plataformas e confirmado por seus conselhos editoriais e comitês de especialistas.

O intuito foi de fortalecer a visão estratégica da comunicação interna ao estimular, reconhecer e divulgar os esforços e iniciativas das áreas de comunicação e recursos humanos no fortalecimento do engajamento, da cultura organizacional e da multiplicação dos valores e dos propósitos das empresas e no avanço de um ambiente favorável à felicidade corporativa, informa o executivo.

Quem concorda com essa visão é Odete Duarte, Executiva de Reputação e Comunicação Corporativa e de Produtos, presidente do júri da premiação. Para ela a pandemia reafirmou a importância da comunicação interna nas empresas para promover conexão e engajamento, e destacou a integração estratégica dos departamentos para obtê-los.

“Os resultados são fruto de um trabalho a quatro mãos, uma co-criação entre RH, departamentos de comunicação e lideranças”, entende Odete. Nos cases avaliados, ela conta, isso ficou visível. A executiva destaca a qualidade dos projetos inscritos, que chamaram a atenção pela criatividade e por conseguir conectar diferentes públicos nas empresas.

Sérgio Freire,  gerente de Relacionamento com a Imprensa, Relações Públicas e Risco Reputacional do Banco do Brasil, e um dos jurados da premiação reafirma ponto de vista sobre a parceria que traz ganhos. Para Freire, “a comunicação interna tem uma importante função no engajamento dos colaboradores no propósito de cada organização”.

Também para Filipe Xavier, MarComm Director da GE Healthcare Latin America, também integrante do júri do PEMCC, a premiação aponta uma tendência na comunicação das empresas, que é a “associação da Comunicação Interna com a employee Experience“. As áreas de recursos humanos e comunicação nunca estiveram tão integradas.

Outro jurado, Fabrício Mota da Costa, Head de Comunicação Corporativa, e Responsabilidade Social da AstraZeneca, por sua vez, também apontou o momento como o ideal para ressaltar a força e a importância da comunicação nas empresas.  “Com o advento da Covid-19 nos últimos anos, vimos que a comunicação interna foi ainda mais crucial para o sucesso das empresas”, ressalta Costa.

___________________________
Para saber mais visite o site do Prêmio Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores.

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail