Diante de um cenário cada vez mais otimista de recuperação econômica e contratação de novos funcionários, muitos são os desafios encontrados no momento da admissão. De um lado, recrutadores, cada vez mais exigentes e buscando uma efetivação assertiva ao seu modelo de trabalho. Do outro, profissionais à espera de oportunidades ou em busca de recolocação profissional. Frente a esse quadro, algumas habilidades são visadas pelas organizações na hora do processo seletivo.
“Ter apenas um bom currículo já não é mais o suficiente. Informações como formação, experiência e segundo idioma ainda são importantes, porém, algumas habilidades acabam se destacando e se tornando fator decisivo durante o processo seletivo. Atualmente, ter profissionais que se encaixem na cultura e nos pilares da empresa são um dos fatores determinantes para uma contratação”, afirma Bianca Machado, gerente da Catho.
Em 2018, a Catho foi vencedora do Prêmio Fornecedores de Confiança. E a Bianca Machado, gerente da Catho, falou com a Melhor. Confira no vídeo abaixo.
Abaixo, confira 5 profissionais que as empresas esperam contratar neste ano:
Que se identifiquem com a cultura da empresa
A cultura de uma empresa é o conjunto de valores, hábitos e crenças estabelecido por ela e compartilhado com todos os membros da organização. Sendo assim, para grande parte dos recrutados, tem se tornado indispensável ter funcionários que compartilhem dos mesmos ideais da instituição e aquilo que ela deseja passar externamente.
Que sejam proativos
Com equipes cada vez mais enxutas e a exigência de ofertar serviços de qualidade elevada, as corporações têm vivenciado um grande aumento nas demandas diárias. Ter na equipe funcionários proativos representam grande eficiência de trabalho e maior produtividade, pois estão linkados a profissionais que sabem se antecipar às necessidades da empresa, além de estarem preparados para diversos tipos de situações.
Que façam a autogestão do conhecimento
Colaboradores que são capazes de administrar seus próprios processos de trabalho, quebrando algumas responsabilidades de gestores e outros níveis hierárquicos são reconhecidos como profissionais com autogestão de conhecimento. Essas habilidades atraem os recrutadores pois estão conectadas ao conhecimento sobre as fraquezas, emoções, forças e impulsos.
Que saibam trabalhar em equipe
Times, squad, equipes, muitos são os nomes dados a um grupo de funcionários que trabalham juntos. Quando reunidos, possuem maiores chances de alcançarem resultados efetivos às empresas. Candidatos que trabalham bem em conjunto tendem a ser mais confiáveis, comunicativos, comprometidos e flexíveis, o que garante uma maior atenção por parte do recrutador.
Que tenham domínio de novas tecnologias
Segundo o levantamento de “14 carreiras em alta para 2019”, realizado pela Catho, o domínio da tecnologia é a grande exigência do mercado para o ano. Seja em novas profissões ou na readequação daquelas já existentes, essas habilidades são um atrativo para os recrutadores.