Livro

Publicação mostra impacto que o RH e o DP podem ter nos negócios

O conteúdo, segundo seus autores, é uma trajetória completa e estruturada para a implantação e a manutenção dos processos desses departamentos, conferido-lhes um posicionamento estratégico, aumento da produtividade e redução dos custos de rotatividade

de Redação em 25 de outubro de 2023

O livro “Metodologia Sólides – A Jornada Eficiente de Gestão de Pessoas”, lançado hoje pela HR Tech Sólides, traz o passo a passo para uma organização construir os pilares de atração, desenvolvimento e retenção de talentos e mostra o impacto do RH e do DP nos negócios. Com 256 páginas, a obra integra a vertical de educação da empresa – a Escola de Pessoas, que deve impactar mais de 150 mil pessoas até o final de 2023.

O conteúdo, segundo seus autores, é uma trajetória completa e estruturada para a implantação e a manutenção dos processos desses departamentos, conferido-lhes um posicionamento estratégico, aumento da produtividade e redução dos custos de rotatividade. Trata-se da expertise da empresa no atendimento de pequenas e médias empresas (PMEs), sobretudo.

A obra foi escrita por Alessandro Garcia, cofundador da Sólides, em colaboração com Monica Hauck, CEO e cofundadora empresa, além, ainda, de Ana Cláudia Campos, Juliana Milhorato de Araújo, Karoline Lopes Seixas, Marina Cançado, Renato de Araújo Barduíno, Sâmara Borges Macedo, Sílvia Mara dos Santos e Távira Magalhães.

Interativo, o livro oferece QR codes que direcionam o leitor para uma interface digital com aulas gravadas por Mônica Hauck sobre cada capítulo, artigos complementares e cursos gratuitos da Escola de Pessoas sobre a temática, além de teste de ferramentas como mapeamento comportamental e criação de vagas, para que o leitor possa aplicar na prática o conhecimento adquirido enquanto lê o livro.

No centro das decisões

De acordo com o CAGED, a taxa média de rotatividade demissional no Brasil entre abril de 2022 e maio de 2023 foi de 51%, uma das maiores do mundo. Já as PMEs que utilizam o software da Sólides há pelo menos cinco anos registram um índice médio de apenas 17,9%. Essa redução gera uma economia média anual de aproximadamente 287 mil reais entre elas, informa a empresa.

“O RH, principalmente nas PMEs, acaba sendo absorvido por atividades extremamente operacionais e não consegue ter um olhar sistêmico de gestão de pessoas alinhado à estratégia da organização. Desta forma, o setor não gera impacto no negócio e sua relevância se restringe a um papel de backoffice”, afirma Ale Garcia. Ao contrário dessa postura, é preciso que o setor assuma um papel estratégico, o que a metodologia abordada no livro propõe, com a efetividade comprovada na consultoria de seus editores.

“Está cada vez mais claro que trazer a gestão de pessoas para o centro das tomadas de decisão estratégicas impacta diretamente nas finanças e nos resultados”, destaca, por sua vez, Mônica Hauck.

Para adquirir o livro, é preciso acessar o site da empresa.

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail