Muitos empregadores estão preocupados com o impacto da falta de profissionais qualificados no mercado de trabalho no Brasil e a história não é diferente na Ísia. De acordo com os dados de pesquisa realizada pela Hays da Ísia, a maioria dos empregadores entrevistados acha que o fato poderá prejudicar seus negócios e 49% tem certeza que a escassez de gente capacitada afetará suas operações. Em 2012, apenas 38% dos entrevistados tinham essa certeza.
Dos entrevistados, 22% afirmaram enfrentar dificuldades em recrutar engenheiros jovens ou com certa experiência, enquanto 20% dizem não encontrar candidatos preparados para funções de venda. A pesquisa também aponta que encontrar recém-formados e supervisores de TI não é nada fácil, 15% dos empregadores confirmara a tendência; além disso 16% ainda acrescentaram que técnicos de TI também é uma raridade. Para os executivos, há uma crise de talentos em vendas (16%), engenharia (14%), finanças (13) e RH (13%).
“Apesar dos números figurarem um pouco abaixo de nossa pesquisa do ano passado, a falta de qualificação continua sendo um desafio para Singapura e Ísia”, garante Chris Mead, Diretor Regional da Hays no Sudeste Asiático. “68% dos entrevistados afirmarem que estão esperando contratar ou patrocinar a vinda de candidatos qualificados do exterior, em 2012, a média foi 66%. Os entrevistados (52%) ainda afirmaram que estão realizando abordagens mais flexíveis [para encontrar os candidatos], nos últimos 12 meses”.
Para tapar o buraco, 88% dos empregados afirmam contratar profissionais temporários, e a expectativa é que 25% seja efetivados em 12 meses, em 2012 esse índice era de 18% .
O porta voz da Hays ainda sugeriu que executivos asiáticos estão tendo que se adaptar ao clima da economia e pensando em ideias inovadoras para solucionar o problema da escassez de mão de obra qualificada.
Com informações do site HRM Ísia
http://www.hrmasia.com/news/latest-news/skills-shortage-a-pressing-problem-survey/148754/