Não é fácil bater a marca dos 90 dias e um pouco mais com a equipe produtiva e, principalmente, com alto astral. Passado o primeiro mês, quando tudo ainda era novidade – happy hour e café da manhã virtual, entre outros atrativos possibilitados pelo Zoom e afins – naturalmente, uma certa sensação de tédio chegou ao home office.
O que fazer para retomar o ânimo e não deixar a peteca cair? Essa pergunta tem sido feita em todos os RHs, principalmente nesse período em que a flexibilização é muito cogitada, mas ainda não praticada com segurança. Enquanto as definições ainda estão incertas, as empresas trocam a programação tradicional por soluções criativas.
Na Magnetis, semana de integração presencial foi 100% remota
A Magnetis, gestora de investimentos digital do Brasil, precisou modificar para o ambiente online a Semana dos Remotos – que tradicionalmente reúne todo time na sede em São Paulo e promove diversas atividades.
A fintech sempre realizou a jornada de uma semana focada em troca de experiência e interação entre a equipe. Neste ano, a Semana dos Remotos aconteceu de forma totalmente virtual, de 15 a 19 de junho, e contou com a presença de todos os 100 colaboradores.
A programação incluiu game interativo em que todos pontuavam ao cumprir missões ligadas ao bem estar, produtividade e cultura da empresa; campeonatos de jogos e até de imagens de fundo de Zoom.
Teve Beatles com a MagBand, banda formada pelos funcionários (inclusive o CEO) da empresa, que fez todo mundo cantar e se emocionar com um vídeo especial, gravado – claro! – remotamente.
“O evento já virou uma tradição na Magnetis, pois é uma forma de unir todo time e também de trocar experiências e vivências. Quando nos deparamos com o cenário de pandemia, não pensamos em outra solução senão adaptá-la para o digital e foi uma das melhores escolhas que fizemos. O time se integrou e foi um momento de muita descontração e troca”, conta Felipe Silveira, da área de Recursos Humanos.
Para Júlia Ayres, analista de marketing que foi contratada pouco antes da pandemia, o evento deu um novo ânimo para a equipe. “Vendo a movimentação da Magnetis nesta semana só me dá mais certeza que vai ficar tudo bem. E, que quando der, o retorno para essa sede que eu vi só durante 10 dias vai ser vai muito legal”, comenta.
Grupo ZAP vai fazer Festa Junina à distância com 600 funcionários
O Grupo ZAP, que possui os maiores portais imobiliários do país, planejou uma Festa Junina completa para seus mais de 800 funcionários.
A empresa, que está com todos seus funcionários em home office, começou a enviar nesta semana, entregas especiais para a casa de todos os funcionários – um kit com doces típicos e itens para preparar uma receita com o CEO da empresa.
Os funcionários podem participar de uma competição que escolherá a melhor receita e o vencedor receberá prêmios especiais.
De maneira digital, a empresa também terá correio elegante. Através da plataforma Workplace, as mensagens poderão ser enviadas para Dalila, mascote da empresa, que compartilhará as mensagens com os interessados.
“Buscamos trazer o máximo de experiência possível de uma Festa Junina convencional, mas adaptada a esse momento de pandemia. Neste momento exige muita criatividade para que possamos trazer a melhor experiência aos nossos colaboradores. É, sem dúvida, a forma mais diferente que já fizemos uma festa”, comenta Rafael Lourenço, coordenador de Endomarketing.
No entretenimento, a empresa fará uma live com música ao vivo para todos os funcionários. Além disso, será possível participar de jogos online com salas temáticas de Gartic. Os melhores jogadores também ganham prêmios.
No CMA, de vídeo-game a aulas de culinária e teatro para as crianças
Para superar as limitações do isolamento social, o Campos Mello Advogados (CMA) programou uma série de atividades recreativas para integrantes e familiares. Uma delas é um campeonato de vídeo-game, disputado entre os funcionários e suas famílias.
Aos sábados, todos também podem participar de um curso de culinária com a chef Juliana Gueiros. O cardápio com entrada, prato principal e sobremesa é definido no início da semana e a receita é ensinada por vídeo, reunindo toda a família nas compras dos ingredientes e em volta do fogão.
Para as crianças, o CMA também disponibilizou peças de teatro que podem ser acessadas nos horários mais convenientes para pais e filhos.
“No começo, as reuniões semanais eram mais informativas e, com o tempo, elas se tornaram encontros colaborativos, em que os integrantes passaram a trocar experiências sobre a quarentena. Isso nos ajudou a construir um novo ambiente mais harmônico entre as atividades profissionais e as necessidades pessoais e familiares”, conta a gerente de Gente e Gestão do CMA, Nathália Businaro.