Ter uma equipe composta de colaboradores experientes em constante aperfeiçoamento, conscientes de que sem clientes não há empresa. Para José Carlos Bonfiglioli, presidente da Jobcenter do Brasil, esse é um dos fatores para estar atento às demandas do mercado. “O cliente é o nosso chefe e o único que pode demitir todas as pessoas da empresa, do presidente ao faxineiro, simplesmente levando o seu dinheiro para gastar com outro fornecedor”, diz.
Na sua opinião, qual o segredo de ser uma empresa de confiança?
A legislação vigente impõe responsabilidade solidária das empresas clientes para com as empresas prestadoras de serviços em relação ao cumprimento dos direitos trabalhistas e previdenciários dos temporários e terceirizados. Por essa razão, os objetivos dos sócios da Jobcenter, desde a fundação da empresa em abril de 1984, sempre foram os de oferecer ao mercado uma empresa modelo do setor, com prestação de serviços obedecendo aos mais rigorosos princípios éticos e com excelente qualidade comprovados. Para tanto, oferecemos transparência nos negócios e total liberdade aos clientes para realização de auditorias fiscais e contábeis que sejam dos seus interesses, garantia por cláusula contratual.
Que ações sua empresa possui para manter a equipe capacitada e sempre pronta para atender o cliente?
O foco no atendimento às necessidades dos clientes de forma personalizada e com assessoramento técnico sempre distinguiu a atuação da Jobcenter no fornecimento de temporários e terceirizados. Nossa equipe é composta de colaboradores experientes em constante aperfeiçoamento, conscientes de que sem clientes não há empresa. O cliente é o nosso chefe e o único que pode demitir todas as pessoas da empresa, do presidente ao faxineiro, simplesmente levando o seu dinheiro para gastar com outro fornecedor.
Como se manter atualizado com o mercado em que atua e até se antecipar às necessidades dos clientes?
Os 33 anos de atuação no fornecimento de temporários e terceirizados e uma diretoria atuante junto às entidades de classe do setor em âmbito nacional e internacional proporcionam à Jobcenter uma ampla visão da atividade empresarial e a melhor forma de conduzir os negócios em total obediência à legislação vigente. Nossa diretoria participa de importantes fóruns de debates e encontros com os RHs das grandes empresas do mercado, buscando sempre novos conhecimentos e contribuindo com relevantes informações que possam ser úteis aos nossos clientes e ao mercado em geral. Com o conhecimento adquirido é possível enxergar necessidades e oportunidades para atender às novas demandas dentro do nosso segmento de atuação.
Quais as expectativas para este ano e as principais estratégias para 2018?
Temos excelentes expectativas para o segundo semestre de 2017 por força das reformas que o atual governo federal pretende aprovar no Congresso Nacional, principalmente no que tange à reforma trabalhista que é importantíssima para promover empregos formais aos trabalhadores, e também à reforma previdenciária que permitirá o equilíbrio das contas públicas e o consequente retorno da confiança do meio empresarial tão necessário para impulsionar a recuperação da economia do país. Acreditando nisso, já temos preparada uma campanha para atrair novos clientes aliada à publicidade institucional que deverá ser intensificada a partir do segundo semestre.
Em seu segmento, que tendências estão se aproximando do horizonte e sobre as quais o RH deve saber?
Acreditamos que a especialização no fornecimento de bens e serviços é uma tendência irreversível e perene. Cada vez mais os mercados procurarão por empresas fornecedoras éticas e por produtos ou serviços de qualidade, e isso somente se consegue com especialização. Nesse sentido, a Jobcenter dedica-se desde 2002 exclusivamente ao fornecimento de temporários e terceirizados, destacando-se no mercado por sua expertise e performance. Além disso, no mundo todo já enxergamos a tendência a uma nova forma de contratação de serviços, isto é, a contratação por projetos, que podem ser de curto, médio ou longo prazo. Apesar de nossa ultrapassada legislação trabalhista, essa tendência também irá nos atingir e, certamente, com a reforma trabalhista, com a evolução do mercado de trabalho e principalmente com a mudança de cultura na Justiça Trabalhista, esse novo modelo poderá contribuir com novos empregos e com uma maior produtividade nas empresas. Para atender a essa tendência, o trabalho temporário e a prestação de serviços especializados serão valiosas ferramentas de auxílio para os departamentos de recursos humanos das empresas.