O recrutamento humanizado se tornou uma tendência dentro dos processos seletivos nas empresas, exercitando a empatia e humanização dos contratantes. Uma pesquisa realizada pela empresa de tecnologia e para recrutamento, InfoJobs revelou que 63% dos profissionais de recursos humanos já optam pelo recrutamento humanizado.
O levantamento concluiu que 93,5% dos recrutadores buscam ser empáticos na hora do processo seletivo de contratação. O método é um processo de valorização de pessoas e faz com que empresas encarem as necessidades profissionais não apenas com a perspectiva financeira.
Nesse sentido, a humanização exige mudanças de cultura e melhorias de clima organizacional. Além disso, ao ouvir as pessoas, é possível entender quais são as demandas existentes e, assim, buscar soluções para gerar uma relação mutuamente satisfatória entre as partes.
Postura intimidadora
A InfoJobs informou que entre os candidatos, homens e mulheres de diversas áreas, 80% dos profissionais dizem que o comportamento do recrutador durante o processo seletivo já foi motivo de nervosismo ou insegurança.
A pesquisa aponta postura intimidadora (41,9%), falta de atenção (18,8%), muitas anotações (13,9%) e perguntas inesperadas (também com 13,9%) como os principais motivos para se sentirem nervosos e inseguros durante a entrevista de seleção.
Recrutamento humanizado na prática
Todo o processo de Recrutamento Humanizado trabalha em cima do exercício da empatia, fazendo com que as etapas, desde a entrevista até a contratação, sejam mais leves e dinâmicas, buscando estabelecer uma relação melhor da empresa com seus futuros colaboradores.
As melhorias dentro do clima organizacional também são um ponto chave para que o candidato se sinta mais confortável no ambiente de trabalho, melhorando o desempenho e estabelecendo relações de maior confiança e construindo uma imagem positiva junto aos colegas.