Recrutamento e Seleção

Saiba o que um recrutador deve fazer durante uma entrevista

Preparar roteiro de perguntas, checar equipamentos e focar naquilo que não está no CV são algumas dicas dadas por especialistas

de Redação em 20 de janeiro de 2021
Shutterstock

A área de Recrutamento e Seleção tem avançado bastante nos últimos anos graças a ferramentas tecnológicas que otimizam o trabalho dos setores de Recursos Humanos, automatizando processos e facilitando a escolha dos melhores candidatos para cada cargo. Porém, com o aumento do desemprego motivado pela crise sanitária e econômica, há uma maior disputa por vagas.

“Aumentou o número de profissionais no mercado devido à pandemia e por isso é importante fazer uma boa triagem, inclusive analisando o perfil comportamental para saber como o indivíduo trabalha em equipe e como lida com a pressão, por exemplo”, afirma Nathalia Paes, gerente de desenvolvimento de produtos do InfoJobs.

Diante desse cenário marcada pela Covid-19, grande parte das entrevistas tem ocorrido de forma online, o que torna necessário alguns cuidados adicionais na hora de entrevistar. Escolher e preparar com antecedência o local verificando a conexão com a internet e o funcionamento da câmera e do microfone, além de observar o enquadramento e a luz do ambiente são exemplos de ações que devem ser feitas. Também é importante que, ao agendar a entrevista, o recrutador oriente os candidatos sobre a importância desses itens.

Em momentos de crise, é comum que as pessoas estejam mais ansiosas e estressadas e o entrevistador precisa estar atento a isso. “Evite pressões desnecessárias e crie um ambiente favorável para que o candidato se sinta à vontade para responder as perguntas de forma clara, direta e objetiva. É importante lembrar que ele está sendo analisado, portanto, a ansiedade já é um fator natural neste momento”, diz Madalena Feliciano, gestora de carreiras e coach.

Para ajudar os recrutadores na sua tarefa, a MELHOR listou ações recomendadas pelas especialistas para o momento da entrevista. Confira:

  • Disponibilize um período adequado na agenda para que a entrevista transcorra de forma tranquila e agradável.

  • Verifique a pontualidade do candidato. Esse é primeiro ponto a ser observado pelo recrutador. No caso de processos online, deve-se levar em consideração que o entrevistado terá que testar o funcionamento das suas ferramentas (computador, câmera, microfone) e estar preparado minutos antes para a conversa. O atraso não é um bom sinal.

  • Observe a apresentação pessoal do pretendente à vaga. Mesmo a distância é possível perceber a postura do candidato: roupa, cabelo, tom de voz e gestos. Não é porque ele está em casa que deve relaxar na sua apresentação.

  • Faça um roteiro de perguntas. A entrevista online pode acabar sendo muito informal e caminhar para uma conversa pessoal. É importante ter informações pessoais, mas o foco precisa manter-se no profissional. Por isso, mantenha uma lista de questionamentos a ser seguida.

  • Elabore perguntas para “quebrar o gelo”.  As pessoas não estão acostumadas ainda com o ambiente virtual e por isso perguntar “como você está lidando com esse momento de isolamento e trabalho remoto?” pode ser uma opção.

  • Analise se o candidato tem clareza e objetividade na comunicação.

  • Foque naquilo que não está no currículo. É importante não se prender tanto ao CV para evitar repetições de informações. Priorize ouvir mais sobre as experiências que a pessoa teve e como foi trabalhar em outras empresas. Questione quais resultados ela trouxe e em quais projetos participou dentro das organizações por onde passou.

  • Faça testes apenas se necessário. A entrevista deve ser a etapa final do processo de recrutamento e o ideal é que o entrevistado já tenha passado por todas as avaliações que possam mensurar algo. Se para o cargo for muito importante o domínio de algum idioma, durante o encontro pode-se avaliar o seu conhecimento.

No processo online também pode ser realizado um teste de Excel ou de outra ferramenta com a tela compartilhada para ver como o candidato utiliza a ferramenta.

  • Pergunte algo já questionado de forma diferente. Esse conselho serve para os casos em que o recrutador tenha percebido algo contraditório nas respostas do entrevistado ou não tenha compreendido claramente a resposta.

Nesse momento, é preciso avaliar também se o entrevistador deixa o candidato à vontade e levar em consideração o momento e o cenário em que o entrevistado se encontra.

  • Abra espaço para perguntas. Além de permitir ao candidato dirimir dúvidas, é aconselhável que se crie um momento para questionamentos porque desta forma também é possível perceber se ele se preparou para a entrevista, estudando a empresa, e se está interessado de fato em trabalhar naquela organização ou profissão.

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail