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Natal chegando e com ele os preparativos das comemorações de fim de ano. Os colaboradores se preparam para a entrega de presentes e para a reunião de família em volta de uma bela mesa repleta de guloseimas. Já as empresas se programam para oferecer os melhores benefícios, com a compra de produtos exclusivos para engajar seus funcionários. As fornecedoras desses produtos em paralelo veem o aumento significativo em seu faturamento, pois é o período em que as empresas mais investem nesses incentivos.
Márcia Lourenço, diretora de RH da Aon, consultoria e corretagem de seguros, afirma que houve um crescimento de 30% no setor no ano passado em relação a 2012. “Em média, as empresas gastaram cerca de 130 reais com esses benefícios por colaborador no ano passado. No final de ano, temos um clima todo especial e a entrega de uma cesta e/ou vale presente valoriza o empenho dos colaboradores que ao longo do ano batalharam para alcançar resultados positivos às suas respectivas companhias.”
Cesta personalizada
E no momento a bola da vez são os benefícios personalizados, que vem para complementar as tradicionais cestas de Natal e Ano Novo. A opção de escolha dos produtos é do colaborador, assim, ele tem a flexibilidade de encontrá-los em uma ampla rede associada. A cesta fica ao gosto do cliente.
A Alelo, que comercializa o cartão Alelo Alimentação desde 2006, afirma que esse benefício está presente em 70% de seus clientes, que recompram o produto anualmente. “Os créditos definidos pela empresa são feitos automaticamente em cada cartão e este saldo fica disponível pelo período de 120 dias, ultrapassando o período de festas, para maior comodidade do usuário”, explica Ellen Muneratti, Diretora Executiva, Comercial, Marketing e Produtos da Alelo.
Outro produto oferecido é o vale presente. Na Alelo, a linha de cartões Prepax veio para promover incentivo e premiação para os colaboradores. Ele permite presentear de maneira diferenciada os funcionários, garantindo também a liberdade de escolha, comodidade e conforto aos premiados. Segundo Roberto Niemeyer, diretor da unidade de negócios Prepax, tanto o Alelo Natal Alimentação quanto o Prepax podem ser adquiridos por companhias de todos os portes e segmentos de mercado. “Ambos são complementares e garantem às organizações mais economia com processos de logística e armazenagem, seja em substituição às cestas físicas ou aos brindes para reconhecimento do desempenho dos seus profissionais ao longo do ano.”
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Unidade de negócios exclusiva
Para atender as demanda dos profissionais de RH na realização da compra desses benefícios a Vale Presente criou uma unidade própria para facilitar o processo. “Esta linha visa atender as principais necessidades de recursos humanos como o vale cultura, o vale combustível etc., e os cartões para final de ano e festas: Vale Presente Natal Alimentação e o Vale Presente Natal Festas”, relata Jacó Silva, diretor de Negócios da empresa.
A Vale Presente relata também que 65% das empresas que adquirem os cartões comercializados nas festas de fim de ano personalizam o benefício, com o nome do presenteado, logo ou tema da campanha da empresa, e de carga única.
Planejamento para o Natal
Assim como a Alelo, a Ticket fornece cartões exclusivos para o Natal e Ano Novo. Para o gerente de estratégia e marketing de produtos da Ticket, Júlio Zancopé, tradicionalmente, a partir do mês de agosto as empresas programam os investimentos para o final do ano. “Neste mesmo período disponibilizamos a compra do produto Ticket Alimentação® de Natal, que proporciona flexibilidade de escolha dos alimentos que irão compor a ceia da família, respeitando o estilo de vida de cada pessoa”, explica.
“As novas gerações estão mudando a forma de se relacionar com as empresas. Agora, inovação e criatividade são as melhores ferramentas na hora de conquistar novos talentos, por isso o investimento nesses benefícios proporciona: o respeito pela individualidade dos colaboradores; custo zero com armazenamento, distribuição e condução do presente de natal; e compra de forma simples e rápida, 100% on-line”, completa Júlio Zancopé, gerente de Estratégia e Marketing de Produtos da Ticket.