Mercado de Trabalho

São Paulo, Minas e Rio lideram com cidades que têm o maior número de trabalhadores remotos no país

Contratações globais são carro-chefe: Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, México e Austrália foram os que mais empregaram talentos brasileiros em 2022

de Redação em 20 de abril de 2023
Wayhomestudio, via Freepik.com

Com um crescimento considerável em número de profissionais remotos em relação ao ano de 2021, cidades dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais abrigam a maior quantidade desses trabalhadores no país. A constatação é de levantamento recente da empresa Deel, uma startup de recursos humanos especializada em contratações internacionais.

Cidades paulistas apresentaram crescimento de 39% dos talentos aderentes a esse modelo de trabalho, enquanto no Rio de Janeiro e em Minas Gerais a porcentagem foi menor, chegando a 9% e 8%, respectivamente. Segundo a empresa, contratações globais, que seguem crescendo, apesar do retorno ao escritório em muitas companhias, podem ser um fator para esse incremento.

Para Cristiano Soares, Country Manager da Deel no Brasil, os dados apontam que o modelo remoto/híbrido não será substituído tão facilmente no país. “Os novos modelos de trabalho abriram novas possibilidades e trouxeram diversos benefícios para os trabalhadores”, entende o executivo.

Opções internacionais de trabalho seriam um benefício.
Segundo Soares , “isso enriquece a força de trabalho local trazendo mais expertise, conhecimento e experiências para o mercado nacional”, destaca Soares.

Situação Mundial
Segundo Relatório sobre Contratações Globais da Deel, com informações de contratos da empresa em mais de 160 países, envolvendo mais de 260 mil colaboradores ao redor do mundo, a aquisição internacional de talentos cresceu três dígitos em todas as regiões do globo no ano passado.

Países com remuneração média extremamente variável puxaram a alta. O pagamento médio para novos salários cresceu mais nas Filipinas, Índia, Brasil e para cargos em Conteúdo, Operações e Financeiro.

Times multiculturais
Ainda segundo o Relatório, no ano passado, Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, México e Austrália foram os países que mais contrataram talentos brasileiros.  “Com as empresas podendo contratar pessoas de qualquer parte do mundo para trabalhar, o mercado se torna mais dinâmico”, vislumbra o Country Manager.

“Isso permite tanto que trabalhadores locais vivam experiências de trabalhar em grandes corporações ao redor do mundo, quanto que empresas nacionais tenham a oportunidade de contratar em qualquer parte do globo, criando times mais diversificados e multiculturais.”

“Nós, na Deel, acreditamos que o modelo favorece o bem-estar dos colaboradores”, pontua Soares. “Mas é uma opção que costuma agradar ambas as partes”, conclui.

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail