BlogaRH

Skills indispensáveis em um profissional de tecnologia

Embora os conhecimentos técnicos sejam essenciais, as soft skills são tão importantes quanto para formar profissionais de TI com excelência

de Craig Mackereth em 12 de maio de 2022
Rawpixel.com/Freepik

A escassez de talentos na área de tecnologia não mostra sinais de desaceleração. Globalmente, o mercado sofre com a falta de qualificação  tanto em tecnologias legadas como emergentes. Em uma pesquisa do Americas SAP User Group (ASUG), um em cada quatro entrevistados citou a retenção de profissionais com habilidades em suporte, desenvolvimento e atualização em sistemas SAP como o principal desafio ao recrutar. 

Há muitos fatores que devem ser considerados ao analisar os candidatos a ocupar cargos em TI, mas destaco as oito soft skills fundamentais que os possíveis contratados devem ter para estarem em posições na área de tecnologia e performarem de maneira satisfatória, agregando valor para a empresa e para a própria carreira:

Ouvir 

Em situações de pressão, panes nos sistemas, falhas na TI ou qualquer outro entrave que possa acontecer no dia a dia, a equipe de TI precisa entender o problema e agir rapidamente. Porém, o time não será eficaz se, antes de tomar qualquer atitude, não ouvir o cliente e os colegas de trabalho para realmente compreender a situação. Agir desesperadamente, sem a real compreensão do problema, apenas prolonga os impactos negativos disso para a organização e faz com que a equipe tome atitudes errôneas que não irão dificultar ainda mais a resolução da situação.

Colaboração

É essencial gostar de trabalhar em um ambiente ágil, com equipes multifuncionais que atuam em conjunto, somando as habilidades e experiências para entregar o melhor resultado. Ambientes colaborativos é uma característica crítica e indispensável no setor de TI. Aqui, não há espaço para o individualismo. 

Comunicação

Em um mundo hiper conectado e em constante mudança como o atual, em que a velocidade com que os negócios são conduzidos é mais rápida e flexível, a capacidade de se comunicar de diversas maneiras e em diversos canais é um forte indicador de sucesso. Trabalhar sozinho, isolado e sem compartilhar informações não é aceitável no universo da tecnologia. 

Integridade

Honestidade e integridade são características indispensáveis em qualquer área e em TI não seria diferente. Procure talentos que sejam empáticos e transparentes, que saibam reconhecer erros e sejam sinceros em relação ao trabalho, não importa a circunstância. Isso evitará desgastes entre a equipe e com clientes. 

Resolução de problemas

É fundamental que um profissional de TI tenha a capacidade de identificar problemas, propor e implementar soluções com agilidade. Reconhecer, resolver problemas rapidamente e se adaptar às mudanças constantes são habilidades indispensáveis para quem quer atuar com tecnologia e ter sucesso na carreira. 

Responsabilidade, Disciplina e Flexibilidade

Essas três últimas skills são um conjunto mais que imprescindível para os profissionais de qualquer área. Em TI, quando todos do time agem com responsabilidade, assumindo erros, trabalhando com atenção e zelo nos projetos, a equipe constrói confiança e, como consequência, trabalha mais sincronizada, mais auto-organizada e o comprometimento em alcançar níveis cada vez melhores de desempenho aumenta.

Prestar serviços de tecnologia significa, muitas vezes, ter os profissionais disponíveis, em uma escala de rodízio, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Por isso, a disciplina também impacta, e muito, na qualidade do serviço prestado e no cumprimento dos prazos. 

E, por fim, em um ambiente ágil, os times devem sempre buscar melhorias e experimentar novas formas de atuar, de performar. Os profissionais precisam ser abertos a mudanças e devem ter facilidade para se adaptar rapidamente às novidades e novas diretrizes. Uma pessoa engessada pode atrapalhar o bom andamento da equipe ou até mesmo o andamento dos projetos. 

Nos processos seletivos, é primordial que os recrutadores busquem pessoas com estas características como skills. Um profissional deve ter bagagem de conhecimento e expertises do setor somados a estas competências pessoais que não só agregam mas fazem total diferença no dia a dia. Com os times de tecnologia bem formados, a performance individual e da equipe é melhor e o resultado disso, com certeza, impacta na satisfação dos clientes.

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail


Craig Mackereth

Senior Vice President - Global Support da Rimini Street