Não há dúvidas de que é possível influenciar pessoas pela comunicação, sendo ela a verbal, a musicalidade da voz e a não verbal, conforme afirmam estudiosos, sendo que deve haver uma congruência entre estes três fatores.
Segundo Meg Chiaramelli, consultora da Integração Escola de Negócios, saber utilizar essas maneiras de se comunicar juntas faz total diferença na mensagem que você pretende passar. “Se você diz uma coisa e seu não verbal ou musicalidade diz outra, é possível que seu interlocutor opte por acreditar no não verbal ou na musicalidade”, diz.
Ela dá como exemplo quando perguntamos a uma pessoa o que ela tem e ela, ao responder, cruza os braços, não olha para você e solta um ‘nada” de forma ríspida. Se você deseja ser um líder inspirador, investir no desenvolvimento da sua capacidade de comunicação é essencial – atentando-se a transmitir suas idéias com qualidade. Confira, a seguir, alguns conselhos da especialista.
Seja sensorial
Acabe com os “achismos” quando se comunicar. Fale e tome decisões sempre com base em fatos e dados;
Ouça o outro de verdade
Não interrompa seu interlocutor quando ele estiver falando. Coloque-se no lugar dele de maneira empática, olhe-o nos olhos e demonstre real interesse em entender o seu ponto de vista;
Entenda em vez de supor
Quando seu interlocutor utilizar termos que lhe pareçam subjetivos, principalmente sobre outras pessoas e trabalhos, procure compreender o termo com perguntas, como por exemplo: “o que especificamente você quer dizer com a expressão ‘x’;
Exclua a palavra “mas” do vocabulário
A ideia dessa orientação é ressaltar que a palavra “mas” neutraliza ou nega o que foi dito antes, criando confronto. Substitua-a por “e”, que complementa, agrega e não cria animosidade.
“Crie espaço para ouvir, mas se policie para prestar atenção, processar o que foi dito e considerar aplicar as ideias relevantes, sem medo de ter seu brilho ofuscado pela ideia de outro membro da equipe”, acrescenta Meg. “Além de motivar seu parceiro de trabalho, você ainda será visto como um profissional que preza pelo bem da companhia e não trabalha apenas em benefício próprio.” Abri-se a outros pontos de vista ajuda a formar uma imagem positiva perante o grupo. “Não há nada mais insuportável do que líderes que transmitem a impressão de saber tudo. Abrindo espaços para os outros exporem suas opiniões é bom tanto para sua imagem como para o bem-estar de todos”, complementa.
Evite criticar
Outra dica poderosa, na opinião da consultora, é, quando alguém contribuir com ideias ou materiais, não fazer críticas, pois a pessoa poderá sentir que é uma crítica a ela, e ela está fazendo um favor. “Se tiver de fazer alguma crítica, faça depois, dizendo que compreende o que o autor está querendo dizer e que você tem uma opinião um pouco diferente, logicamente considerando que o autor tem mais informações que você.”
Outro conselho que ela considera importante é pedir feedback para as pessoas que trabalham diretamente com você. “Esse ato aproxima as pessoas, demonstra humildade e te municia de informações do que você precisa mudar para melhorar sua comunicação. Mas cuide para não fazer isto o tempo todo, o que poderá demonstrar insegurança.”, completa Meg.
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