A SulAmérica premiará 11 colaboradores com uma viagem para a Disney, em Orlando, para participarem do workshop A magia e os segredos da excelência em serviços, com Surama Jurdi, consultora e especialista no tema. A viagem, programada para o início de setembro, incluirá também um tour pelo backstage do Magic Kingdom, e visitas técnicas a empresas como Apple e Harley Davidson.
A viagem marca a conclusão de um concurso interno de A3 – processo de resolução de problemas expresso em uma folha de papel do tamanho A3 – realizado pela companhia, utilizando a metodologia LEAN – que busca a eficiência constante e a integração dos colaboradores para solucionarem desafios. No total, foram inscritas 133 ações inovadoras, com participação de quase 500 pessoas, que apresentaram sugestões em duas categorias: excelência do atendimento ao cliente e produtividade. Os autores das duas melhores ações foram premiados e um colaborador foi sorteado.
Como parte do processo de seleção, os executivos da companhia elegeram os grupos finalistas com base nos resultados efetivos ou potenciais em relação ao que se propôs a melhorar, na comunicação e no alinhamento à estratégia da companhia. Na etapa final, os A3 foram apresentados para todos da companhia em três Lean Days – criados para a apresentação e exposição das ações finalistas.
Nos Lean Days, também foram realizadas palestras sobre a jornada LEAN e os colaboradores contaram com uma sala Escape 15 – inspirada no game no qual as pessoas se tornam personagens em um cenário real e precisam decifrar desafios – que representava o cliente e despertava empatia em relação a ele. Além disso, também tiveram a oportunidade de vivenciar uma série de dinâmicas sobre as ferramentas Lean.
“Temos obtidos excelentes resultados por meio da utilização da metodologia LEAN na companhia e incentivar o envolvimento dos colaboradores constantemente é fundamental para reforçar a importância dos projetos de resolução de problemas em diversas áreas, como redução de desperdício, eficiência operacional, e, principalmente, a melhoria da experiência dos nossos clientes”, afirma o vice-presidente de operações da SulAmérica, Marco Antunes.
A escolha da viagem para a Disney foi feita de forma democrática – os colaboradores puderam optar sobre o que gostariam de receber como prêmio no concurso. Além do benefício, eles também indicaram o desejo de compartilhar ideias de melhorias com os gestores, obtendo mais reconhecimento profissional.
A SulAmérica tem aplicado a filosofia Lean desde 2014, quando passou a investir em projetos para a organização dos fluxos de reembolso no seguro saúde, de pagamento de oficinas e de resolução sustentável de problemas em diferentes áreas da companhia. Com resultados expressivos nesses segmentos, a companhia promove também treinamentos para colaboradores por meio de módulos presenciais, e-learning e visitas às áreas para compartilhamento de experiências.