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Tecnologia digital e liderança criativa no varejo

Para um varejo ágil e inteligente, a tríade pessoas, processos e tecnologia nunca foi tão necessária

de Redação em 9 de maio de 2022
Rawpixel.com/ Freepik

Durante e após o período de pandemia, o tema gestão de pessoas ganhou muito destaque dentro das organizações. Os desafios foram enormes e muitos processos inovadores surgiram a partir daí. 

Os departamentos de RH, por exemplo, adotaram grandes mudanças de comportamento, houve a introdução de novas tecnologias e a criação de novas profissões e o papel da liderança passou a incorporar novas posturas. 

Fomento à liderança criativa.

Em um conceito mais básico, a gestão de pessoas é um conjunto de técnicas de RH que tem como objetivo o desenvolvimento do capital humano nas organizações. Ou seja, é um processo que visa melhorar o desempenho dos colaboradores e da empresa.

Mas nesse novo momento em que vivemos, vemos esse conceito ser aprofundado. Hoje, fala-se muito em gestão de pessoas e liderança criativa. E ainda, unido a esse conceito, há a presença intensificada da tecnologia. 

Muitos processos estão inseridos em inteligência artificial e ambientes tecnológicos complexos.  E isso inclui a gestão de pessoas. É fato considerar que a tecnologia digital desempenha hoje um papel de integração e fomento à liderança criativa. E coloca em debate seus benefícios e desafios em um cenário de constantes mudanças.

Conectar áreas de negócio

A tecnologia desempenha um papel essencial na integração entre: pessoas, processos e produtos. Como efeito prático, a tecnologia digital não se restringe à face de conectar áreas de negócio de uma empresa de varejo, indo além; a tecnologia digital também pode oferecer um novo formato de se fazer negócios no varejo.

Integrando esta possibilidade de novos formatos de negócio, o papel das pessoas é essencial na medida em que critérios de hospitalidade deverão acrescer uma camada de relacionamento e compreensão de hábitos e comportamentos dos consumidores, fomentando um melhor desempenho na relação varejo – consumo.

O papel da liderança

Os processos se apoiam no conceito da existência de regras de negócio, que apoiarão as funções tradicionais da empresa, trazendo um formato mais flexível e inteligente para a troca de informações entre as áreas. Um varejo ágil e inteligente a partir da tecnologia que possui, e apoiado por pessoas que fazem a diferença no relacionamento, tem tudo para crescer e se diferenciar no mercado.

Fica evidente até este momento que o papel da liderança em uma empresa varejista deverá ir além do conceito da proximidade às pessoas, mas sim transformar-se em uma liderança criativa que guarde foco na maximização entre as equipes de trabalho. Tudo isso integrado por tecnologia e processos (regras de negócio) inteligentes e práticos.

A segurança da informação e os riscos que este ambiente pode trazer, uma vez que sua exposição é alta, também devem ser tratados como tecido integrador de toda esta tecnologia. A discussão sobre ambientes virtuais seguros deverá pautar os cenários de um varejo ágil e inteligente como próximo passo.

Desenvolvido por:

Prof. Reinaldo Nogueira Executivo da Projeto TI 360 e Líder do Comitê de Gestão de Pessoas e Liderança Criativa do IBEVAR 
Profa. Maria Euma Soares Coordenadora de Hospitalidade Acadêmica e Pedagógica na FIA – LABFIN.PROVAR e Líder do Comitê de Gestão de Pessoas e Liderança Criativa

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