Tecnologia

Tecnologia para um home office eficiente

de Inês Pereira em 19 de março de 2020

Ferramentas on-line ajudam o gestor a liderar sua equipe, que passa a trabalhar a distância devido ao COVID-19

Crédito: Shutterstock

Nem é preciso dizer que, em tempos de coronavírus, o home office se tornou uma das principais estratégias de segurança das empresas em todo o mundo. Mais ainda, passou a representar a possibilidade concreta de sobrevivência para muitas.

As organizações que já tinham no home office uma forma de trabalhar — ainda que não todo dia nem para todos os setores –, não encontraram maiores dificuldades na adaptação.

Porém, até aqui, a maioria das empresas brasileiras atuou no modelo presencial. É bem difícil ter que mudar essa realidade estabelecida de uma hora para outra!

Como fazer a gestão das pessoas, se comunicar de forma eficiente, manter o fluxo de informações, desenvolver projetos em conjunto e, acima de tudo, preservar a unidade da equipe, sem deixar que profissionais se percam no caminho ou que o negócio se prejudique?  

Uma situação de pandemia pegando o mundo corporativo de surpresa, no começo dos anos 2000, seria algo próximo do devastador para os negócios — mesmo com toda a capacidade de sobreviver do ser humano empreendedor.

Mas a mesma situação nos dias de hoje, tal como se apresenta, é uma questão de tornar a tecnologia uma aliada. Conhecer e selecionar as ferramentas. Há soluções sob medida para pequenas, médias e grandes organizações. Aqui, o segredo é fazer a opção que, de fato, ajude a empresa nesse momento de transição.

Leia também a matéria Home Office: preocupação além do coronavírus

Ferramentas tecnológicas liberadas

Algumas companhias entraram na corrente do bem para ajudar as empresas que estão migrando suas equipes temporariamente para casa. A Adobe, por exemplo, oferece até 1 de julho o acesso gratuito no Adobe Connect, para realizar conferências, reuniões, treinamentos e salas de aula virtuais.

O Google também liberou o acesso a diversas ferramentas interessantes para trabalhar em home office. Destaque para os recursos avançados de videoconferência do Hangouts Meet, lançado no início de março, a todos os clientes do G Suite e G Suite for Education em todo o mundo.

Os recursos, que também estão liberados até dia 1 de julho, incluem reuniões para até 250 participantes por chamada; transmissão ao vivo para até 100 mil espectadores em um domínio, além da capacidade de gravar reuniões e salvá-las no Google Drive.

Na ação contra o coronavírus, o Google também adicionou recursos para suportar a demanda crescente por transmissão ao vivo no YouTube.

Soluções de startups para gestão

Além das ferramentas mais conhecidas como Trello, Slack, o próprio WhatsApp, Zoom, Google Drive, Dropbox, We Transfer, Agenda Google e uma lista grande de apps que já fazem parte do dia a dia do ambiente corporativo, as startups pesquisam soluções para se trabalhar a distância com eficiência e de modo simplificado. Confira algumas:

O novo aplicativo Leadership Score, da Qulture.Rocks – plataforma de gestão de desempenho, com sede em San Francisco, nos Estados Unidos — ajuda as empresas, principalmente remotamente, na realização e agendamento de reuniões periódicas entre líderes e liderados, one a one, chek list de pendências e metas. 

[A funcionalidade já está sendo usada entre alguns clientes-piloto da empresa e estará disponível a partir do fim do mês para toda a sua base de clientes.]

Para dar suporte no gerenciamento de processos, a Pipefy  desenvolveu um software em nuvem para organizar em um só lugar todos os fluxos da empresa. Útil para gerir processos que, em determinada fase, exijam a colaboração de outras equipes ou processos. 

As soluções da HR tech Convenia permitem, integradas ou separadamente, que o RH faça a gestão em home office de Departamento pessoal, Folha de pagamento e Benefícios corporativos.

Já a Omie, plataforma de gestão em nuvem para pequenas e médias empresas, inclui emissão ilimitada de notas e boletos, controle de estoque, CRM e integração com contador, entre diversas outras funcionalidades. 

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail