Quais são as características e habilidades necessárias para uma efetiva liderança digital em tempos de predominância de trabalho remoto? Como é possível avaliar esse desempenho e corrigir rotas, quando necessário? E o que fazer para manter as equipes sintonizadas e engajadas mesmo à distância? São muitas as perguntas para os gestores de RH.
No cenário atual, em uma situação de adversidade, os gestores não lideram em prol dos negócios, mas olhando para as pessoas.
“É preciso demonstrar adaptabilidade, motivação, inteligência e persistência, procurando sempre dar o exemplo. E mostrar-se de forma mais pessoal para incentivar que os outros façam o mesmo, demonstrando que todos estão juntos nesse momento”, resume Wilma Dal Col, diretora do ManpowerGroup, empresa global líder em recrutamento e seleção.
Check List da Liderança Digital
- Alinhar as expectativas em relação as atividades a serem realizadas, prazos e processos e estabelecer regras básicas na rotina de trabalho em termos de horários e compromissos.
- Definir normas de comunicação, alinhando quais ferramentas, soluções e práticas serão adotadas comumente pelos times de trabalho.
- Estimular a prática de chamadas de vídeo, sempre que possível, pois ajudam a ter mais sintonia e criar empatia
- Ter cuidado com a ‘dominação virtual’, que consiste na constante e insistente cobrança por respostas sobre um mesmo assunto por meio de diferentes canais. A dica é saber selecionar o ‘volume digital’ de forma estratégica.
- Ter atenção redobrada à comunicação escrita no ambiente on-line, que pode trazer mensagens nas ‘entrelinhas’ por meio de sinais, emojis, pontuação e palavras que podem substituir certas expressões corporais.
- Criar espaços virtuais para fomentar as relações sociais entre as equipes, na ausência de espaços físicos que permitam essas interações.